como lidar com as emoções na hora de investir

Começar a investir pode gerar muita expectativa com relação ao retorno financeiro do valor aplicado, e em momentos de incerteza muitas pessoas acabam por agir de forma impulsiva, prejudicando o rendimento ou comprometendo o investimento. Diante disso, é importante conhecer as dinâmicas que caracterizam o mercado financeiro e saber como lidar com as emoções e com a ansiedade.

Saber como lidar com as emoções passa por priorizar o planeamento

Para garantir mais segurança na forma como se gerem os investimentos, o ideal é manter um planeamento financeiro, saber identificar qual é o perfil do investidor e ter presente que fatia do orçamento será aplicada em cada investimento. A organização é um fator fundamental no controlo dos investimentos.

Veja também: WFlow investimentos oferece opção de crédito para auxiliar empresários da RMVale

Para Breno Andrade, assessor de investimentos da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos, o investidor precisa de respeitar o perfil de risco e ter consciência de que algumas opções de investimentos exigem um período para o resgate.

É necessário avaliar o período de aplicação, o propósito do investimento e procurar conhecimento sobre o mercado. O investidor deve evitar a tomada de decisões por impulso, como acontece com o efeito manada, uma ação influenciada por determinado grupo sem levar em consideração o prejuízo que esse efeito pode causar nos investimentos”, explica Andrade.

Com a oscilação no mercado financeiro, é preciso estar preparado para não sofrer com as perdas. No sentido de agir em consonância com esse facto, o ideal é manter um portfólio de investimentos diversificado, aplicando o dinheiro em produtos diferentes para minimizar os riscos. Fazê-lo, mais do que um exemplo de como lidar com emoções, é uma forma de evitá-las.

Somente fazendo investimentos será possível adquirir conhecimento e obter a experiência necessária para ter controlo em determinadas situações. Para quem ainda tem uma certa insegurança, contar com uma assessoria especializada pode contribuir para alcançar os objetivos financeiros”, finaliza.

Para mais informações

Michelle Laboissiere – Assessora de imprensa

[email protected] | Tel.: (12) 99135-9632

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome