casas de madeira vs alvenaria

A escolha de casas de madeira em detrimento das habitações de tijolo ou alvenaria é bastante comum em zonas como a Europa do Norte, Estados Unidos da América e muitos outros pontos do globo. Em Portugal, a construção em madeira já é mais frequente, mas ainda não ultrapassa a quantidade de casas que são construídas em alvenaria e muitas pessoas ainda se interrogam, quando pensam sobre casas de madeira Vs alvenaria, se as primeiras são ou não melhores do que as segundas.

Vamos abordar esse tema para ajudar a esclarecer porque as casas de madeira são melhores do que as de tijolo.

Casas de madeira Vs alvenaria

  1. Flexibilidade do material de construção

Ao contrário do tijolo, a madeira é um material muito flexível, podendo ser construídas estruturas de casas com formas muito diferentes e até personalizadas. Com a madeira poderá criar a sua casa de sonho, mesmo que essa possa parecer uma ideia impossível de concretizar.

Muitas casas de madeira usam estruturas típicas, em forma de retângulo ou A, mas a verdade é que se podem desenvolver paredes, vigas e estruturas, no geral, com formatos muito diferentes dos convencionais, fruto da flexibilidade do material.

  1. Velocidade de Construção

Uma grande diferença entre as casas de madeira e em tijolo é a sua velocidade de construção.

A construção em tijolo pode demorar vários meses ou até anos, pois implica o transporte de grande quantidade de material pesado e ainda mão-de-obra especializada, que precisa de muitas horas para conseguir completar a tarefa de construção com recurso a tijolo.

Já a construção em madeira é a rainha no campo da velocidade, já que poderá ter uma casa pronta em algumas semanas. A construção das casas de madeira pré fabricadas respeita 3 fases essenciais:

  • Produção das estruturas de madeira: Feita numa fábrica especializada, que assegura uma produção eficaz, rápida e segura do material necessário.
  • Transporte do material: Feito de forma simples e rápido.
  • Montagem da casa de madeira no terreno: Este processo também é simples e célere, exigindo que os profissionais estejam disponíveis por pouco tempo, podendo variar entre alguns dias até poucas semanas, dependendo do tamanho da casa.
  1. Preço Mais Reduzido

Ao comprar o preço por m2 na construção em madeira e em tijolo a primeira opção é uma vencedora clara.

O custo da construção em tijolo tem de ser elevado, por forma a conseguir suportar os custos elevados de produção, transporte e mão de obra necessário.

Já as casas de madeira recorrem a um material base com um custo mais baixo e acarretam custos de transporte e mão de obra muito inferiores, conseguindo assim apresentar casas madeira preço chave na mão com valores mais competitivos e interessantes para o cliente final.

  1. Sustentabilidade e saúde

Sendo que a madeira é um material natural, as casas feitas a partir deste elemento são consideradas como sustentáveis, amigas do ambiente até saudáveis.

Na verdade, as casas de madeira são as únicas que conseguem receber um selo de sustentabilidade, já que a construção de casa de tijolo (ou outro material, como o aço) implica o uso de combustíveis fósseis, emissão de gases que promovem o efeito de estufa e ainda a poluição do ar e da água.

As casas de madeira têm a capacidade de reduzir a sua pegada de carbono, integrando-se completamente no meio em que são instaladas. Para além disso, este tipo de construção também promove a saúde dos que lá residem, pois a madeira é um material que respira e assim promove a circulação de ar saudável no seu interior. Pessoas que sofrem de alergias respiratórias tendem a melhorar, ao viver numa casa de madeira.

  1. Conforto adicional

Ainda relacionado com a capacidade de a madeira respirar, as casas de madeira conseguem criar um ambiente mais confortável e aconchegante, promovendo assim o bem-estar mental dos seus moradores.

Mesmo que ainda não tenha tido a oportunidade de experimentar uma casa de madeira, certamente que já viu filmes americanos onde os atores estão em casas de madeira que resplendem conforto. Imagine que pode ter uma casa assim para si, de forma simples e rápida!

  1. Isolamento Térmico

No duelo Casas de Madeira Vs Alvenaria, o isolamento térmico tem um grande peso, pois sem um aquecimento e arrefecimento eficiente das casas é muito difícil viver nelas nas épocas do ano menos amenas.

O tijolo é um material que não promove um isolamento natural, sendo necessário recorrer a materiais adicionais que cumpram essa função e que representam mais custos.

Já a madeira é um isolante térmico (e acústico) natural, pelo que as casas de madeira conseguem manter uma temperatura agradável no seu interior de uma forma muito mais simples. Mesmo que pretenda colocar uma camada extra de isolamento nas paredes, piso e teto, o processo é mais simples e barato do que nas casas de tijolo.

Outra vantagem térmica das casas de madeira é o facto de necessitar de menos meios adicionais de aquecimento e arrefecimento, como ar condicionado, conseguindo assim diminuir o seu consumo de eletricidade mensal.

  1. Resistência ao fogo

Ao contrário do que se possa pensar existem casas de madeira com um alto nível de resistência ao fogo. Esta resistência varia de acordo com a madeira utilizada e tratamentos aplicados. Na Maestro Casas a madeira utilizada é de qualidade elevada e muito resistente, por isso não terá de se preocupar com esta questão.

Casas de madeira ganham às casas de alvenaria

Depois de analisar cada um dos 7 pontos referidos é fácil perceber que as casas de madeira são uma melhor opção de construção do que as de tijolo.

A velocidade de construção aliada ao preço mais reduzido e as possibilidades infinitas de construção são fatores que diferenciam as casas de madeira de forma positiva.

Para além disso, a sua sustentabilidade, promoção de sensação de conforto, isolamento térmico e a sua resistência ao fogo fazem com que as casas de madeira sejam, sem margem de dúvida, uma excelente opção de construção.

Artigo anteriorQuinta da Plansel lança edição especial para celebrar os 25 anos
Próximo artigoGestão de housekeeping: RoomRaccoon apresenta nova ferramenta hoteleira para agilizar ainda mais as operações diárias
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome