exposição art factor em lisboa

O BFF Banking Group divulga as datas da quinta etapa da exposição “ART FACTOR – The Pop Legacy in Post-War Italian Art”, em Lisboa, na Biblioteca nacional de Palácio Galveias de 12 de outubro a 30 de novembro de 2023, com o patrocínio institucional da Embaixada de Itália em Portugal.

A inauguração da exposição situa-se no âmbito da manifestação “é cultura!”, promovida de 7 a 14 de outubro pela Associação Bancária Italiana (ABI) e pela Associação das Fondazioni e di Casse di Risparmio (ACRI), com a colaboração da Fundação para a Educação Financeira e a Poupança (FEDuF em sigla italiana), destacando-se na programação como única iniciativa voltada para a promoção da arte italiana no estrangeiro.

“Art Factor” dá a conhecer a origem da Pop Art em Itália

“Art Factor” narra o percurso italiano rumo à Pop Art, através das obras de Valerio Adami, Enrico Baj, Lucio Del Pezzo, Gianfranco Pardi, Mario Schifano e Emilio Tadini, presentes na coleção que BFF começou a reunir a partir dos anos Oitenta. A etapa lisboeta foi precedida pela passagem por Madrid, Atenas, Varsóvia e Bratislava, capitais de alguns dos principais países europeus nos quais opera BFF.

A troca entre arte gráfica e literatura, motor de conhecimento difundido e crescimento comum, será o tema central da exposição em Lisboa, representado também pela instalação nos ambientes da Biblioteca de Palácio Galveias, que acolherá  uma seleção de obras realizadas exclusivamente em papel.

Carlo Formosa, Embaixador de Itália em Portugal, comentou: “Estou muito feliz em dar as boas-vindas em Portugal a esta exposição, que conduz pela Europa uma experiência artística caracterizada por uma fortíssima identidade italiana e, em simultâneo, por uma vocação profundamente internacional, que a linguagem global inspirada pelo diálogo com a Pop Art torna mais poderosa. A inauguração da exposição coincide com um momento especialmente feliz, durante a 19ª Jornada do Contemporâneo, que acontecerá entre 7 e 13 de outubro. O espaço da Biblioteca Palácio Galveias, conjuga num diálogo eficaz a hospitalidade institucional do Município de Lisboa com o mecenatismo peculiar em versão contemporânea de BFF.”

Massimiliano Belingheri, CEO de BFF Banking Group, declarou: “A etapa em Lisboa de “Art Factor” tem um valor significativo para BFF que, em 2023, celebra os primeiros cinco anos da abertura da filial portuguesa. Com esta exposição e com a escolha da Biblioteca de Palácio Galveias como sede privilegiada,  pretendemos destacar uma relação com a comunidade que vai além da natureza comercial, económica, financeira, e completa-se na dimensão da troca, inclusive cultural. Além disso, estamos felizes em participar da iniciativa italiana “è cultura!”, através da qual bancos e fundações, em benefício de toda a coletividade, abrem ao público as portas de eventos e locais que pertencem à sua história, caracterizados por elevado valor cultural. Com Art Factor, BFF contribui com a manifestação, ao tornar-se promotor, notadamente, da arte italiana no estrangeiro”.

Maria Alicata, curadora da exposição, complementou: “A Biblioteca de Palácio Galveias, importante pólo de literatura, investigação e estudo, constitui uma oportunidade para apresentar, pela primeira vez, a exposição “Art Factor”, uma seleção de obras exclusivamente em papel, parte da coleção de BFF. A intenção desta escolha foi a de criar um diálogo ideal com a sede que hospeda a exposição. Tradicionalmente, os artistas utilizam o papel para testar novas investigações ou elaborar ideias com a imediação do desenho; assim, este meio pode oferecer aos espectadores um olhar mais íntimo sobre o processo criativo dos artistas e sobre a maneira como a sua mente elabora e seleciona as ideias”.

Carlos Moura-Carvalho, Jurista e Gestor Cultural, concluiu: “A iniciativa “Art Factor” é um exemplo virtuoso de como é possível conciliar o espírito empresarial e empenho em prol da arte, num momento histórico em que o papel das empresas se tornou importantíssimo no desenvolvimento de projetos culturais e na promoção da arte como património comum. E mais: o projeto demonstra que é possível envolver, numa exposição internacional, uma biblioteca municipal, pública, instalada num dos mais belos palácios nobres seiscentistas de Lisboa, um espaço de cultura que, na opinião de José Saramago, “era o mundo inteiro…”.

A exposição itinerante “Art Factor. The Pop Legacy in Post-War Italian Art” insere-se num projeto mais amplo, inaugurado por BFF em 2019 com o censo, o recondicionamento e a digitalização da coleção de aproximadamente 250  peças de arte contemporânea, recolhidas por BFF a partir dos anos Oitenta, e expostas permanentemente nos escritórios do Grupo em Milão e Roma. O projeto prosseguiu em 2021 com a publicação e a distribuição do livro de arte com o mesmo nome, com a edição de Skira editore Milan Genève Paris, e culminará em 2024 em “Casa BFF”, nova sede do Banco em Milão, Itália, onde está prevista a criação de uma área museal.

A iniciativa conta com o Patrocínio do Ministério italiano da Cultura e do Ministério italiano dos Assuntos Estrangeiros e da Cooperação Internacional.

***

A exposição permanecerá aberta de 12 de outubro a 30 de novembro de 2023. O acesso é gratuito, da terça à sexta-feira, das 10:00 às 19:00, sábado e segunda-feira das 13:00 às 19:00.

Para mais informações:

Andreia Ramos

[email protected]

www.art-factor.eu/exhibitions/lisbon

FONTEBFF BANK
Artigo anteriorChocolate vegan: Glad chegou ao Porto
Próximo artigoO Somersby Out Jazz regressa aos jardins do Palácio Marquês de Pombal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome