tendências tecnológicas para 2021

A Devoteam, consultora líder focada em estratégia digital, plataformas tecnológicas e cibersegurança, indicou as principais tendências tecnoloógicas que vão moldar o setor em 2024.

4 tendências tecnológicas para estar atento em 2024

1. Inteligência Artificial (IA)

Em 2024, a IA vai continuar a ser uma das tecnologias com maior impacto na diferenciação dos negócios. Os modelos preditivos (que tentam prever resultados futuros com base em padrões identificados em dados históricos) e prescritivos (que, para além de prever resultados futuros, indicam ações para os influenciar ou melhorar) vão continuar a ganhar relevância enquanto motores de decisão e de personalização. A IA Generativa também desempenhará um papel relevante na produtividade, mas também na criação de valor através da reinvenção das interfaces de contacto com os clientes e com os dados.

2. Dados

Os dados vão ter um papel cada vez mais central nas organizações. Com a transição para canais e processos digitais, o aumento do volume de informação e dos potenciais insights que nela residem vão obrigar a uma mudança para arquiteturas orientadas por e para datos, ou seja, data-centric. Os dados vão ser cada vez mais fundamentais e nucleares para as aplicações e os modelos de IA que criam as vantagens competitivas.

3. Cloud

A Cloud, sobretudo a pública, também vai continuar a afirmar-se cada vez mais enquanto uma das principais tendências técnologicas, um facilitador (enabler) resiliente e elástico, e praticamente obrigatório, para uma implementação eficaz das estratégias tecnológicas das empresas. A adoção de abordagens de Cloud híbrida e multi-Cloud permitirá também eliminar a dependência de um fornecedor único e trazer mais flexibilidade, capacidade de adaptação e resiliência às empresas, algo cada vez mais necessário no mundo de TI complexo que têm de navegar.

4. Talento de TI

A pressão continuada para recrutar ou desenvolver recursos de TI qualificados vai continuar a acelerar dois domínios da tecnologia. Por um lado, as tecnologias ligadas à produtividade e automação/desmaterialização de processos – como o digital workplace e a Automação Robótica de Processos (RPA), agora enriquecidos por IA. Por outro lado, vão também evoluir as tecnologias que permitam abordagens de desenvolvimento agéis e que dispensem progressivamente a necessidade de gestão de operação (low-code, managed run-times, XaaS).

Como nota final, a Devoteam considera ainda que, devido a proliferação da tecnologia em praticamente todos os processos críticos das cadeias de negócio, também se pode esperar um foco crescente, no próximo ano, na cibersegurança (procurando aumentar a resiliência das organizações e dos seus sistemas face aos incidentes e às cada vez mais frequentes ameaças externas) e no ESG (toda e qualquer estratégia de negócio vai procurar estar em conformidade com as exigências de uma sociedade cada vez mais ética e socialmente consciente e responsável, caminho no qual as empresas e a tecnologia desempenham um papel crucial).

A disrupção provocada pelos eventos recentes que afetaram todo o mundo, desde a pandemia de COVID à atual volatilidade económica provocada pelo conflito na Europa, faz com que a digitalização continue a revelar-se uma enorme prioridade para acelerar os negócios e mitigar os riscos das empresas,” comentou Bruno Tavares, Chief Technology Officer da Devoteam Portugal. “Em 2024, deve continuar a ser vista como uma necessidade contínua, e é através dela que as empresas vão encontrar estratégias com impacto para criarem valor, melhorarem a eficiência e para se diferenciarem.

Contactos de Imprensa

Inês Barbosa // Lisbon Director

[email protected]

FONTEDevoteam
Artigo anteriorReceitas de algas à portuguesa em livro e em destaque na BTL
Próximo artigoEspólio egípcio do Museu Nacional do Brasil em estudo por cientistas de Coimbra
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome