teatro musical
Companhia especializou-se na apresentação de teatro musical com conteúdos pedagógicos, destinados a famílias e crianças

De forma a assinalar a quadra natalícia que se aproxima, a Plateia d’Emoções, companhia que se especializou no teatro musical, reforça a sua agenda com experiências únicas e cheias de interatividade. Para famílias e escolas, a oferta cultural alarga-se até ao final do ano, com as peças ‘Cinderela – a magia do musical’ e ‘O Feiticeiro de Oz – um musical de encantar’.

Estreou-se em 2015, com ‘Cinderela – a magia do musical’, peça que representa uma âncora no seu portefólio. A partir de então, a Plateia d’Emoções passou a dedicar-se, exclusivamente, à produção deste género de espetáculos, estando já a preparar novidades para o início de 2024.

Êxitos como ‘Pinóquio – um musical para sonhar’, ‘Capuchinho Vermelho’, ‘Os Três Porquinhos’, ‘O Feiticeiro de Oz – um musical de encantar’ ou ‘Via Crucis’ representam um conjunto de produções, baseado em clássicos da literatura, que já levou a companhia a atuar em salas de espetáculo emblemáticas, um pouco por todo o País. Coliseu do Porto AGEAS, Quartel das Artes (Oliveira do Bairro), Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Bragança, Teatro Ribeiro Conceição (Lamego) e Europarque (Santa Maria da Feira) são alguns exemplos.

Para além da importância da produção de espetáculos culturais destinados ao grande público, a apresentação de teatro musical com conteúdos pedagógicos, destinados a famílias e crianças”, tem vindo a assumir um papel fundamental na atividade da companhia. A expectativa de cultivar uma “crescente exigência e sensibilidade para a área cultural”, pretende, de igual forma, potenciar “sentido crítico nas novas gerações”, tudo regado com boas doses de “alegria e emoção”, assume Cátia Tavares, produtora executiva e uma das fundadoras da Plateia d’Emoções.   

Uma companhia de teatro musical com nomes conhecidos do grande público

Da equipa, que engloba mais de 20 atores, técnicos, criativos, autores e coreógrafos, fazem parte nomes como os de Hélder Reis (RTP) e das irmãs Mafalda e Cátia Tavares, que têm vindo a participar em diversos programas televisivos – com destaque para Morangos com Açúcar (TVI), Poderosas (SIC), A Viagem do Senhor Ulisses (RTP), Cacau (TVI) – e em grandes encenações musicais, como as de Filipe La Féria.

Sediada em Vila Nova de Gaia, a Plateia d’Emoções tornou-se pioneira com a aposta no teatro musical e cadência de espetáculos, mantendo essa tendência de forma a abranger um público diversificado e contribuir para uma ‘interatividade’ com as audiências.

O objetivo da companhia – fundada pelo casal Paula e Fernando Tavares, juntamente com as filhas Mafalda e Cátia – é o de “levar o maior número de pessoas a assistir a peças de teatro musical de qualidade”. Para tal, tem vindo a apostar em grandes produções, abrangentes, de forma a integrar vários públicos, nomeadamente nas vertentes familiar e didática.

O elevado grau de exigência no planeamento pauta a qualidade artística dos espetáculos da Plateia d’Emoções. Fernando Tavares, diretor artístico, destaca o muito que se faz, com pouco, tendo em conta o “elevado investimento” que cada projeto exige.

“Apesar de avultados, os esforços financeiros garantem a qualidade que sempre pautou os nossos espetáculos”, assegura, destacando a interatividade com a generalidade do público, através de abordagens direcionadas para miúdos e graúdos. “O envolvimento do público é muito importante na mensagem que queremos transmitir, sendo ela transversal a todas as idades”.

A paixão pela arte e o conhecimento aprofundado em produções de grande dimensão, conferem às suas performances uma explosão de cor e diversidade de cenários, imprimindo-lhes grande liberdade de movimentos que contribui para a interatividade que pretendem com a audiência. 

AGENDA:

‘Cinderela – A Magia do Musical’

  • Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel

         17 dezembro 2023 (público geral)

         11 a 22 dezembro (escolas)

‘Feiticeiro de Oz – Um Musical de Encantar’

  • Teatro Municipal de Bragança

13 de dezembro (sessões para escolas)

Sobre a Plateia d’Emoções:

Plateia d’Emoções é uma companhia artística que iniciou a atividade cultural em 2011, tendo surgido como um projeto familiar. Sediada em Vila Nova de Gaia, estreou-se, em 2015, nas produções musicais, com a peça ‘Cinderela – A Magia do Musical’.

O projeto teve continuidade com a produção de grandes êxitos como ‘Pinóquio – Um Musical Para Sonhar’, ‘Capuchinho Vermelho’, ‘Os Três Porquinhos’, ‘O Feiticeiro de Oz – Um Musical de Encantar’ e ‘Via Crucis’.

Para além da produção de espetáculos culturais destinados a um público generalizado, a ação da companhia passa, ainda, pela apresentação de musicais com conteúdos pedagógicos, destinados a crianças, escolas e famílias, em atuações que se desdobram por diversas salas de espetáculo nacionais.

Gabinete de Imprensa:

Marta Penarroias
MSImpacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa
ma**************@ms*******.com
 
FONTEPlateia d'Emoções
Artigo anteriorPassagem de ano no WOW, em contagem decrescente e a esgotar
Próximo artigoPoeiras do Saara: investigação indica que nem todas são nocivas
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".