
Concelho minhoto passa a contar a partir desta quarta-feira com uma nova residência estudantil resultante da adaptação da antiga Pousada de Juventude. A intervenção na residência universitária de Melgaço visou promover melhores condições para os estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responder às exigências do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).
O investimento totalizou cerca de 580 mil euros, cofinanciado em 75% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do PNAES, promovido pela Agência Nacional Erasmus+, sendo os remanescentes 25% assegurados pelo Município de Melgaço.
Assim, o concelho passa a dispor de 38 novas camas regulamentares para estudantes – em cumprimento com o novo regime dos alojamentos para estudantes do ensino superior aprovado em janeiro de 2022, reforçando a capacidade de acolhimento da vila e proporcionando melhores condições de conforto, acessibilidade e inclusão.
A residência universitária de Melgaço «vai além da melhoria das condições de alojamento. Representa um investimento estratégico na sustentabilidade ambiental, na transição energética e na valorização da nossa comunidade académica», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Residência universitária de Melgaço aposta na eficiência energética e sustentabilidade
A obra incluiu a correção de patologias estruturais, como infiltrações e humidades, bem como a renovação substancial dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor e painéis fotovoltaicos para autoconsumo, substituindo caldeiras a gás por soluções mais eficientes.
Com estas melhorias, Melgaço terá um edifício mais resiliente no contexto das alterações climáticas (que atualmente vivemos), prevendo-se uma redução de 43,8% no consumo de energia primária e de 57,2% nas emissões de CO₂, contribuindo, assim, para a transição energética e para a sustentabilidade financeira e ambiental da infraestrutura.
O edifício passa também a dispor de um quiosque digital de apoio aos estudantes, com acesso à plataforma SAS Social, onde será possível reservar refeições, gerir transportes, solicitar manutenção, efetuar pagamentos e aceder a serviços administrativos.
Perto de 60 camas para estudantes disponíveis
A residência universitária de Melgaço é a segunda infraestrutura de alojamento estudantil criada no concelho com apoio do PNAES, juntando-se à antiga escola primária de Prado, já convertida e operacional, com 21 camas.
Assim, com a inauguração destas obras de reabilitação, Melgaço terá agora 59 camas disponíveis para alunos da ESDL, que cumprem o novo regime do alojamento para estudantes.
Gabinete de Imprensa:
Sara Pereira | E. sa*********@**************ta.pt | T. 969 290 280





















