
Escolheu o mês de julho ou de agosto para usufruir das suas tão merecidas férias? Então temos a certeza que já está em contagem decrescente para rumar em direção a uns belos dias de descanso. Mas, para além da escolha do destino e alojamento, já tirou um momento para pensar como é que vai manter-se conectado à internet nas férias e continuar assim a par dos planos dos seus amigos e família?
Se ainda não tinha pensado nessa questão, não se preocupe! A Selectra- empresa especializada na comparação de tarifas de telecomunicações- antecipou-se e fez este trabalho de pesquisa por si. E a boa notícia é que quer tenha escolhido a praia ou a montanha para passar os próximos dias, existem várias opções que o permitem ter acesso à internet fora de casa e que não o obrigam a estar dependente dos pontos de acesso Wifi, ora veja.
Soluções de internet nas férias
Opção 1: Aumentar o plafond de dados móveis do seu tarifário
Para quem tem um tarifário com poucos dados móveis ou tem por hábito, esgotar o seu plafond antes do final do mês, pode ser interessante considerar esta opção, uma vez que a maioria das operadoras apresenta a opção de “ativar mais aditivos” ao seu pacote, de forma pontual, para que possa usufruir de mais tempo de internet num mês em que necessite de estar mais conectado. A NOS por exemplo,
tem planos que vão desde os 500MB aos 10GB, sendo que o seu preço diverge entre os 3,99€ aos 25,99€ respetivamente.
No entanto, é importante que tenha em conta que assistir a um episódio da sua série preferida não equivale a passar 10min nas suas redes sociais, ou seja, o gasto será muito mais elevado. E por isso, para garantir que terá internet suficiente para cobrir todos os seus dias de férias, a Selectra aconselha a que não se estenda muito nas sessões de cinema.
Opção 2: Contratar um tarifário móvel pré-pago
Os tarifários de internet móvel pré-pagos são ideais para quem quer garantir o acesso temporário à internet sem ter de pagar muito! Estes pacotes funcionam através de carregamentos por Multibanco, Homebanking ou por Ponto CTT/Payshop, e podem ser ativados sempre que precisar. E como não têm um período de fidelização e tampouco exigem um contrato, não será obrigado a fazer um novo carregamento assim que terminarem os dias de utilização. Porém, se essa for a sua vontade, terá sempre a possibilidade de renovar este tarifário.
Existem várias ofertas no mercado que apresentam diferentes tipos de condições, no entanto, de acordo com a Selectra estes são os pacotes atualmente mais atrativos:
Tarifários móveis pré-pagos

Opção 3: Ter atenção aos descontos de “verão” das operadoras
Várias operadoras têm em consideração que o consumo de internet dos seus clientes durante o período de férias é diferente do seu padrão habitual. Por este motivo, algumas destas empresas lançam campanhas de “descontos” que oferecem vantagens como a redução de preços para novos aderentes, ofertas de acesso a algumas plataformas ou ainda internet ilimitada.
Uma das operadoras que apostou nesta estratégia de fornecimento de internet nas férias foi a Vodafone que anunciou a oferta de duas semanas de dados móveis ilimitados à escolha do cliente. Para isso, os interessados deveriam apenas fazer a sua inscrição até dia 9 deste mês através da aplicação da marca e em seguida, selecionar o período em que pretendiam usufruir desta oferta, sendo que podiam escolher qualquer altura até ao dia 18 de setembro.
Dicas para se proteger dos perigos da internet nas férias
- Instale um antivírus no seu telemóvel e proteja-se de softwares maliciosos;
- Não transfira dados privados através das redes públicas wi-fi, como informações do banco, por exemplo;
- Utilize o Hotspot no seu dispositivo móvel para se ligar ao computador;
- Navegue em modo anónimo se tiver de utilizar um computador que não o seu;
- Evite ligar-se à SmartTV dos alojamentos com a sua conta pessoal.
Para mais informações
Ana Margarida Mendonça Fidalgo – Departamento de Comunicação, Selectra
tel. 962 485 595 – e. [email protected]