Ateliês de formação para jovens em risco recebem apoio do Mar Shopping

Ateliês de formação para ajudar a autonomizar jovens em vias de desinstitucionalização recebem 11.525 Euros. Donativo foi angariado pelo MAR Shopping Matosinhos através de minifeira popular que fez as delícias das crianças no Natal passado. Donativo destina-se à criação de ateliês de áreas de formação com empregabilidade, como eletricidade, madeiras ou canalização, de modo a dotar de ferramentas de autonomia jovens prestes a deixar a Obra do Padre Grilo.

332
formação para jovens em risco
Nesta fotografia podemos ver, da esquerda para a direita, Palmira Oliveira, da direção da Obra do Padre Grilo, Ana Pereira e Sandra Monteiro, diretora de marketing e diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos respetivamente, e Conceição Silva, presidente da direção da Obra do Padre Grilo

O MAR Shopping Matosinhos entregou à direção da Obra do Padre Grilo um donativo de 11.525€, que será usado para apoiar a instituição de Matosinhos a implementar ateliês de formação para jovens em risco, estando em vias de deixar o lar de acolhimento. Fundada há mais de 60 anos pelo sacerdote que lhe deu nome, a Obra do Padre Grilo acolhe crianças e jovens do sexo masculino, entre os 6 e os 18 anos (ou 21 em alguns casos), abandonados ou retirados às famílias por ordem judicial. A iniciativa inserida na política de responsabilidade social do MAR Shopping Matosinhos, AMAR, visa a integração plena destes jovens na sociedade, que passa em grande parte pela inclusão profissional de forma não precária.

ateliês de formação para jovens em riscoOs ateliês destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 14 anos. Atualmente, e para facilitar o processo de adaptação e integração dos mesmos, a Obra do Padre Grilo dispõe já de dois apartamentos de semiautonomia, onde habitam jovens entre os 16 e os 18 anos, e um apartamento de autonomia supervisionada, preparado para aqueles com mais de 18 anos. No total são 20 jovens que se encontram a treinar competências de gestão das tarefas domésticas, tratamento de roupas, confeção e preparação de alimentos, elaboração de ementas e lista de compras bem como gestão de orçamento e dinheiro de bolso.

Campanha de formação para jovens em risco centrada na empregabilidade

Os ateliês desenvolver-se-ão em torno de áreas com empregabilidade e serão dinamizados de forma prática e cativante, de modo a que os jovens adquiram conhecimentos que, no futuro, lhes sejam úteis, sobretudo na procura de trabalho, estando estas áreas em fase de crescente procura e com pouca oferta de mão-de-obra qualificada.

formação de empregabilidade para jovens em riscoRecorde-se que entre 5 de novembro do ano passado e 6 de janeiro deste ano, o MAR Shopping Matosinhos transformou o seu Atrium numa minifeira popular com um carrossel vintage e um conjunto de jogos tradicionais. Cada entrada custava 1€ que revertia inteiramente para esta causa.

O resultado, proveniente de mais de 11.500 entradas, não poderia deixar mais satisfeita Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos. “A relação do MAR Shopping Matosinhos com a Obra do Padre Grilo tem, como o centro comercial, mais de 10 anos. Começámos por financiar as obras de requalificação da instituição, naquela que foi a nossa primeira ação de responsabilidade social com impacto na comunidade onde estamos, e voltámos a envolver-nos com a Obra na iniciativa ‘Dar e Receber’ que, ao longo de 2014, juntou seis crianças e outros tantos idosos institucionalizados. Agora, decidimos apoiar a integração dos jovens que a instituição acolhe que é, no fundo, a sua principal missão, mas, porventura, a mais difícil. Os nossos clientes perceberam o que estava em causa e contribuíram em massa. Ficámos muito contentes com a adesão.”

Nos próximos meses, a Obra do Padre Grilo começará a contactar formadores e a adquirir materiais e equipamentos, por forma a disponibilizar os ateliês até ao final deste semestre. “Esta é efetivamente uma prioridade para a instituição. É verdade que, no seu percurso pela Obra, vamos preparando os jovens para a autonomia. No entanto, a maioria não tem sucesso escolar, pois os conteúdos não se adequam muitas vezes às suas características. Por conseguinte, para que se integrem no mercado de trabalho temos de lhes fornecer algumas ferramentas, através de conteúdos que lhes interessem, transmitidos de uma forma mais prática e, portanto, mais motivadora“, explica Conceição Silva, diretora da Obra do Padre Grilo.

Informações adicionais:
NATÁLIA SOUSA
Telefone: 913 663 907
Email: [email protected]
Skype: nat.pereira.sousa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome