O Bike around Portugal fluiu do imaginário para o terreno e, integralmente em bicicleta, conta com cerca de 2600km e 33000m de desnível positivo, para percorrer em 37 etapas. A ideia nasceu na família Gavinho, Elsa e António com participação da Joana (a filha de 13 anos!). Porque esta é uma aventura que será realizada em família! Durante 43 dias vão vivenciar e partilhar o que de melhor há para conhecer em Portugal, com especial destaque para os locais, os alojamentos e a gastronomia.

Será uma aventura em família, realizada na integra pelos seus mentores, destinando-se por isso a todos aqueles que procurem desfrutar de uma incrível experiência em bicicleta diferente e, quiçá em família.

Pelas estradas menos batidas, o Bike around Portugal quer dar a conhecer os recantos menos óbvios do país

O percurso foi desenhado num misto de estradas secundárias, estradões de terra, e ciclovias e permitirá conhecer e descobrir os melhores recantos de do nosso país. Portugal no seu melhor! O grande objectivo consiste na promoção e divulgação de Portugal enquanto destino de eleição para as viagens em bicicleta, muito em particular das grandes paisagens do interior do nosso território mais desconhecido, mas de grande beleza.

Pretende-se ainda, com esta iniciativa, angariar fundos para a Escola de Ciclismo de Oeiras, um projecto que visa desenvolver o ciclismo com a sua escola para crianças. Este apoio pode ser efectuado através de donativos para um crowdfunding a decorrer ou, em alternativa, pela inscrição para participar na grande volta “Bike around Portugal”, já que de 5% do valor das inscrições será também doado à Escola de Ciclismo de Oeiras.

A sustentabilidade é uma questão indissociável

Esta grande aventura patenteia, na sua essência, a preocupação premente com a sustentabilidade, materializada em algumas iniciativas:

  • Diariamente será contabilizada a redução de CO2 e a consequente redução da pegada ecológica da viagem, através de uma comparação com uma viagem de automóvel idêntica;
  • As principais refeições serão realizadas em restaurantes locais, à semelhança dos demais produtos comestíveis adquiridos, procurando assim contribuir para o comércio local e incentivar à promoção de emprego;
  • Do mesmo modo, dar-se-á preferência à aquisição de produtos de origem nacional;
  • Serão utilizados produtos reutilizáveis e amigos do ambiente, nomeadamente evitando o uso de plástico descartável e/ou outros materiais menos amigos do ambiente, na medida possível.


A Caminhos da Natureza, agência de viagens e animação turística, especializada em turismo activo desde 2004, está a colaborar com esta fantástica iniciativa, o “BIKE around PORTUGAL”. Serão disponibilizadas mais informações sobre datas, etapas e distâncias, bem como dos locais de paragem no seu site.

Através da Caminhos da Natureza existe a possibilidade de qualquer aventureiro participar nesta grande volta, por grupos de etapas ou completando toda a volta a Portugal.

As inscrições abrem brevemente, sendo possível aos participantes escolherem as etapas em que querem participar. 5% do valor das inscrições serão doados para a a Escola de ciclismo de Oeiras.

A marca de bicicletas Focus associou-se também a esta iniciativa, fornecendo as 3 bicicletas que irão fazer a grande volta a Portugal.

A Marca de equipamentos desportivos ONDA vai fornecer os equipamentos de ciclismo para esta grande aventura.

Fazem também parte do itinerário escolhido uma grande parte de percursos de viagens da Caminhos da Natureza (caminhosdanatureza.pt) e da Portugal Nature Trails (portugalnaturetrails.com), bem como da Rede Nacional de Cicloturismo (ecovias.pt).

Bike around Portugal arranca dia 25

A partida do BIKE around PORTUGAL será no dia 25 Julho de 2020 do mítico espaço dos Nirvana Studios em Barcarena e o seu término, no mesmo local, no dia 5 de Setembro de 2020. Os Nirvana Studios são o primeiro Centro Cultural Alternativo Português, onde a Caminhos da Natureza está sediada, que surge da reconstrução de um antigo quartel militar dos anos 40 pela companhia de teatro nómada Custom Circus. Um espaço que vale a pena visitar, e está aberto 365 dias por ano. Mais informações em nirvana.pt.

Uma magnífica travessia por 85 Concelhos, por 16 Distritos de um total de 18 em PortugalContinental, e por 11 Parques Naturais e Áreas Protegidas: Peneda-Gerês, Litoral Norte, Douro Internacional, Tejo Internacional, Serra de São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, SACV, Vale do Guadiana, Ria Formosa e Malcata.

As etapas do Bike around Portugal

As imagens, fotografias e logótipos deste projecto, as reportagens, fotografias e vídeos de cada etapa desta fantástica aventura, poderão ser consultadas numa media folder.

“self-guided trips”, uma aposta na liberdade e no país

A Caminhos da Natureza, considerando a nova realidade nacional e mundial, está também a lançar um conjunto de novas viagens activas em Portugal. Tendo em mente o lema: “Vá para FORA cá DENTRO”, o objectivo é proporcionar um abrangente leque de experiências nacionais.

A grande novidade reside no facto de estas viagens serem num inovador conceito de viagens “Self-Guided”, o que permite uma maior segurança e flexibilidade bem como preços mais vantajosos!

As viagens Self-Guided são a tendência dos novos tempos, garantindo uma maior segurança e autonomia aos seus participantes, e permitindo usufruir de toda a liberdade sem preocupações! Longe dos grandes centros, é possível fugir à confusão dos grandes aglomerados e dá preferência a locais de menor densidade populacional.

Para mais informações

Caminhos da Natureza, Turismo da Natureza Lda. | Oeiras | Portugal

+351 218 011 595 | +351 937 933 933

[email protected] | www.caminhosdanatureza.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome