A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) acaba de lançar uma app de boleias, mais precisamente de car-pooling universitário – a «USHARE by AEFEP» -, que visa constituir uma alternativa de mobilidade mais económica e ecológica para toda a comunidade da Universidade do Porto.
Aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes, docentes e colaboradores, poderão beneficiar desta solução de car-pooling que assenta na partilha de um veículo e das despesas de uma viagem entre vários passageiros.
“A aplicação UShare By AEFEP é reflexo do compromisso da AEFEP com a sustentabilidade ambiental. Esta aplicação vem revolucionar a mobilidade da Universidade do Porto, permitindo aos estudantes pouparem tempo e recursos, sendo ambientalmente responsáveis. Acredito que esta aplicação é a prova que nós, os jovens, não identificamos apenas o problema, mas somos também parte da solução”, destaca o Presidente da AEFEP, Francisco Porto Fernandes.
A aplicação móvel, desenvolvida em colaboração com a júnior empresa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (JuniFEUP), surge como uma reestruturação de um antigo hábito da FEP – as boleias FEPianas – em que os estudantes combinavam boleias entre si através de uma página no Facebook.
App de boleias necessita de registo, com e-mail institucional da Universidade do Porto
Mantendo o mesmo conceito, agora com recurso às novas tecnologias de comunicação, a AEFEP lança esta app de boleias, uma solução económica de transporte e ‘amiga’ do ambiente, que pretende não só melhorar a mobilidade urbana, mas também constituir uma experiência social.
LEIA TAMBÉM: Mobilidade elétrica: 2022 foi o melhor ano de sempre em Portugal
“Acreditamos que esta app será uma excelente forma de integração dos estudantes de primeiro ano da Faculdade, por exemplo, alguns dos quais deslocados e por vezes com dificuldade em conhecer estudantes que partilhem da mesma realidade. A possibilidade de combinarem viagens com outros membros da comunidade académica, de forma organizada e segura, pode constituir uma forma de se conhecerem, se sentirem mais apoiados nesta mudança e se integrarem melhor na Faculdade”, descreve Francisco Fernandes.
Como funciona esta app de boleias?
É necessário realizar o registo na aplicação, com recurso ao e-mail institucional da Universidade do Porto e a partir daí procurar e/ ou disponibilizar boleias para um determinado destino.
Após encontrar uma opção viável para o condutor e passageiro, é estabelecido um contacto para combinar os detalhes do percurso: horário, local de partida, custos, etc..
A app está disponível para download na Google Play Store e na App Store.
O vídeo de apresentação da app de boleias está disponível aqui.
Gabinete de Imprensa:
Ana Duarte
an*******@fe*.pt