salário emocional

O salário emocional é uma dimensão cada vez mais presente nas estratégias de Gestão de Recursos Humanos, e que tem vindo a ganhar uma relevância ainda maior desde o início da pandemia. A Cobee, a primeira empresa na Europa que permite gerir os benefícios para colaboradores de forma totalmente digital, flexível e automatizada, tem uma certeza: complementar o salário habitual com uma compensação não monetária faz toda a diferença nos níveis de satisfação das equipas, e traz também inúmeras vantagens para as empresas.

Caminhamos, cada vez mais, na direção de modelos de compensação total – nos quais facilitar o dia a dia dos colaboradores ganha especial importância. A empatia está no centro da relação entre a empresa e os colaboradores e o salário emocional é uma recompensa extra, além do salário tradicional, que promove a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, tornando-os nos mais importantes embaixadores das empresas

Medidas para aumentar a satisfação dos colaboradores

Neste contexto, surge uma nova preocupação: o desenvolvimento da relação entre empregador e colaborador para a maior satisfação deste último, também conhecida como employee experience. A ideia é, fundamentalmente, colocar os colaboradores no centro da estrutura das empresas e adotar os novos modelos de compensação que a Cobee defende.

Conseguir a melhor employee experience depende das empresas e da sua cultura, podendo tomar muitas formas. Contudo, a Cobee acredita na adoção de medidas concretas para a implementar e deixa alguns exemplos populares:

  • A adoção de planos de benefícios personalizados e flexíveis, que permitem aos colaboradores escolher os benefícios que mais lhes convêm e consumi-los quando lhes for mais favorável;
  • A flexibilidade de horários, a implementação do teletrabalho opcional e/ou a atribuição de dias de férias adicionais podem fazer toda a diferença para a conciliação entre a vida pessoal e profissional;
  • A adaptação dos escritórios também é um fator importante para o aumento do bem-estar: algumas ideias passam por disponibilizar salas próprias para, por exemplo, amamentar; trabalhar sem dispositivos digitais (digital detox); ou locais para a prática de exercício físico.
  • Numa perspetiva de desenvolvimento de carreira, o acesso a programas de formação, aulas de línguas, aconselhamento vocacional especializado e reuniões regulares de avaliação de desempenho também são importantes.

Benefícios do salário emocional

Para a Cobee, o investimento no salário emocional e na employee experience é uma tendência que veio para ficar e que as empresas devem adotar desde já, uma vez que lhes pode assegurar benefícios a longo prazo:

  • Permite aumentar a compensação total dos colaboradores sem ter de ampliar o orçamento das empresas, pelo que pode ser implementados por organizações de qualquer dimensão;
  • Melhora a taxa de assiduidade, uma vez que as medidas de flexibilidade e conciliação evitam ausências frequentes dos colaboradores;
  • Diminui a rotatividade excessiva nas equipas, ajudando a reter o talento sem ter, necessariamente, que aumentar salários;
  • Contribuir para o aumento da criatividade e produtividade, uma vez que equipas satisfeitas trabalham melhor e com mais vontade.

A implementação desta estratégia pode ser particularmente importante para as pequenas e médias empresas (PME), uma vez que lhes permite competir com as grandes empresas na retenção de talento, ao viabilizar a criação de pacotes muito personalizados de compensação não monetária.

“A Cobee procura, constantemente, formas de aproximar as empresas dos seus colaboradores”, afirma Borja Aranguren, CEO e Co-Fundador da Cobee. “Sabemos que a satisfação laboral é crucial para o bem-estar e a produtividade das pessoas e, em consequência, para a retenção do talento. Os líderes estão cada vez mais conscientes da importância de demonstrar empatia e preocupação para com o bem-estar das suas equipas; e ao longo do último ano os colaboradores também se tornaram mais exigentes relativamente aos benefícios que lhes são oferecidos. Foi para auxiliar neste desafio que criámos a nossa plataforma, oferecendo uma solução flexível, simples, personalizável e 100% digital que garante vantagens tanto para os colaboradores, como para a organização no seu todo.”

Para mais informações

Inês Barbosa

[email protected]

+351 910 939 846

FONTECobee
Artigo anteriorDia Mundial do Alzheimer assinalado com lançamento de livro solidário e ação de sensibilização
Próximo artigoHilton Porto Gaia: a excelência da hospitalidade
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".