dona paterna
A adega Dona Paterna situa-se em Melgaço, na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne

O Alvarinho Reserva Dona Paterna e o vinho especial comemorativo do 30º aniversário do Alvarinho Dona Paterna serão os produtos protagonistas da marca de vinhos de Melgaço DONA PATERNA, durante o mercado de Natal de vinhos Xmas & Wine @Bolhão, que acontece no próximo sábado, dia 9 de dezembro, no Bolhão (Porto).

No evento, a marca melgacense dará ainda a conhecer outros rótulos: o Alvarinho Dona Paterna, o Alvarinho Trajadura, o Rosé, o Loureiro, o Pét-nat PETERNA, as aguardentes Bagaceira de Vinho Verde e a Bagaceira de Vinho Verde Velhíssima e, ainda, os espumantes Bruto 100% Alvarinho e o Rosé. «Quase toda a nossa gama de produtos estará neste evento, com especial destaque para a edição especial do 30º aniversário do Alvarinho Dona Paterna, um vinho que resulta de um mosto da colheita de 2020, que fermentou e estagiou em barricas usadas de carvalho francês, durante dois anos, com processo de batonnage durante o 1º ano. Um vinho de edição limitada de 1990 garrafas.», conta Carlos Codesso, considerando que o evento «Será uma excelente oportunidade para as pessoas comprarem os presentes para esta época natalícia e ainda poderão provar antes de comprar».

Sob o mote “small is beautiful”, o mercado de Natal contará com a presença de cerca de 20 pequenos produtores portugueses. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Quem pretender provar os vinhos deverá adquirir o respetivo copo no local, pelo valor de oito euros, e que será devolvido no final. Os visitantes receberão ainda oito vouchers de 1 euro cada, que poderão descontar nos vinhos que adquirirem.

O mercado de Natal, organizado pela Vinhos a Descobrir, terá lugar na Galeria, piso 3, do belo e renovado Mercado do Bolhão, ex-libris da cidade, em pleno coração do Porto, entre as 11h00 e as 20h00.

Para além dos produtores de vinhos haverá também espaços gourmet, com produtos regionais e petiscos tradicionais.

Alvarinho reserva Dona Paterna

Produzido a partir das vinhas mais antigas, fermentado e estagiado em casco de carvalho francês, durante dez meses. Apresenta cor amarela citrina, aroma elegante e persistente com nuances de barrica, mantendo a frescura e a fruta da casta Alvarinho.

Deve ser bebido entre 12-13ºC.

EDIÇÃO COMEMORATIVA DO 30º ANIVERSÁRIO – ALVARINHO DONA PATERNA

Selecionado a partir de um mosto da colheita de 2020, este vinho fermentou e estagiou em barricas usadas de carvalho francês, durante dois anos, com processo de batonnage durante o 1º ano. Este vinho apresenta uma cor palha, com ligeiro toque de madeira e aroma misto de floral e frutado, com laivos de evolução. Na boca notam-se os frutos secos.

Para apreciar este vinho, aconselha-se que seja consumido a 12ºC.

A PAIXÃO PELA VINHA LEVOU À CRIAÇÃO DA MARCA DONA PATERNA EM 1990

Localizada numa das mais importantes sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, a adega Dona Paterna situa-se, concretamente, no município mais a norte de Portugal, Melgaço, na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne, uma região fortemente marcada pela cultura da vinha, nomeadamente da casta alvarinho, uma das castas brancas mais ilustres e considerada, por muitos, a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas.

O alvarinho Dona Paterna nasceu da paixão de Carlos Codesso que, inspirado pelo seu pai, Manuel Francisco Codesso, desde muito novo se interessou pela viticultura. Obstinado e incentivado pelo progenitor, em 1974, iniciou as primeiras plantações de alvarinho. O acumular de experiência, o contacto com a vinha, o cultivo de videiras, o explorar e conhecer o terroir e, por fim, a experiência na vinificação, foi a pedra-base para a criação, em 1990, da marca de vinho Dona Paterna. «Foram das primeiras vinhas contínuas de alvarinho em Melgaço. Comecei a produzir vinho, como lavrador, na altura nas designadas adegas de garagem, e a participar em concursos de vinho, recebendo algumas distinções. Em 1990 decidi criar a marca Dona Paterna.», conta Carlos Codesso.

Esta relação entre o vinho e o terroir onde se insere, a sub-região Monção e Melgaço, o respeito pelo meio ambiente, bem como a aposta na tecnologia, permite hoje apresentar diferentes perfis de alvarinho Dona Paterna de elevada qualidade, entre vinhos de outras castas, espumantes e aguardentes.

Assessoria de Imprensa:

Sara Pereira | E. [email protected] | T. 969 290 280

FONTEDona Paterna
Artigo anteriorNo soMos Restaurant & Lounge os sabores tradicionais portugueses brilham na época festiva
Próximo artigoCerveja para cães: cervejarias Delirium e Gulden Draak Lisboa apostam na originalidade
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome