tendências do ecommerce

Consumidores parecem esperar mais agilidade e menos etapas nas compras online. Para alcançar essas ambições, muitos retalhistas já adotaram uma das tendências do ecommerce, oferecendo a funcionalidade de “compra com um clique”, também conhecida como one-click buy.

Segundo dados do Capterra, plataforma de comparação de softwares, aproximadamente um terço dos consumidores online disseram utilizar a funcionalidade, que é ativada quando a pessoa salva previamente os seus dados financeiros na loja que vai comprar. Dos que utilizam a “compra com um clique”, 83% disseram que o fazem com frequência.

O levantamento online do Capterra contou com a participação de 1.063 consumidores de todo o País, e também identificou alguns comportamentos entre os consumidores do mobile commerce (ou m-commerce).

“No comércio eletrónico, os empreendedores devem ficar atentos aos sistemas que encurtam as etapas de compras dos consumidores e implementá-los com rapidez, já que favorecem a experiência de compra”, explica Marcela Gava, analista responsável pela pesquisa.

Outras tendências do ecommerce

O Capterra investigou outros comportamentos dos clientes nas compras online. Os dados mostraram que o cartão de crédito ainda é o modelo preferido pelos consumidores (78% dos entrevistados disseram optar por ele). Em seguida aparece o PIX (12%), que possui uma vantagem subtil em relação ao cartão de débito (11%).

Ainda, a maioria dos usuários (60%) disse criar uma conta nas lojas online quando essa opção está disponível.

M-commerce consolida-se pelo Brasil

A pesquisa do Capterra também revelou alguns dados relacionados ao comportamento dos consumidores do m-commerce: cerca de três quartos dos consumidores que compram online escolhem com frequência o smartphone para realizar essas transações.

Das pessoas que optam por usar dispositivos móveis para concluir suas transações, 23% declararam que compram através de outra das tendências do ecommerce, com recurso de voz, usando Siri ou Alexa, por exemplo.

Facilidade de acesso, possibilidade de comprar estando fora de casa e rapidez nas transações estão entre os principais motivos que levam as pessoas a comprar via dispositivos móveis, de acordo com o estudo.

Para mais informações

Felipe Marques

[email protected]

FONTECapterra
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