
O produtor bairradino Quinta do Ortigão viu três dos seus vinhos premiados a ouro no concurso Portugal Wine Trophy 2021, um certame que vem registando um forte crescimento desde a sua primeira edição, datada de 2014.
Um branco, um tinto e um espumante da Quinta do Ortigão mereceram o galardão mais alto, numa prova clara da competência do produtor em colocar no mercado diferentes referências capazes de conquistar os jurados mais exigentes.
O know-how do produtor na área dos espumantes é sobejamente conhecido, e o Ortigão Espumante Bairrada 2018 voltou a impor-se num concurso prestigiado. Cristalino, com desprendimento de gás, bolha fina e persistente, é frutado e fresco, com um final equilibrado e excelente volume de boca. Uma ótima opção para acompanhar o típico leitão da Bairrada, mariscos, sushi ou pratos de gastronomia italiana.
Portugal Wine Trophy reúne na Anadia especialistas em vinho de todo o mundo
Outro dos vinhos distinguidos no Portugal Wine Trophy foi o Ortigão Sauvignon Blanc, que também trouxe para casa uma medalha de ouro. Colheita de 2020, este branco apresenta-se com todo o carácter floral e o frutado cítrico de uma das castas mais apreciadas internacionalmente. Um vinho que harmoniza bem com aperitivos, pratos de peixe grelhados e frutos do mar.
O Ortigão Talhão dos Manos Tinto 2016 é de aparência rubi intensa, possuindo um aroma complexo, intenso em frutas pretas e chocolate. Na boca mostra taninos redondos, persistentes e elegantes. Conseguido a partir das castas baga, touriga nacional e tinta roriz, exprime na perfeição a força, o caráter e a complexidade dos vinhos da Bairrada, o que também terá sido levado em conta pelo júri para lhe atribuir uma medalha de ouro.
LEIA TAMBÉM: Caminhos Cruzados Reserva Encruzado 2019 é Grande Ouro no «Concurso de Vinhos de Portugal»
O Portugal Wine Trophy tornou-se em pouco tempo um dos maiores e mais importantes concursos da especialidade em Portugal. Especialistas em vinho de todo o mundo encontram-se na Anadia e durante vários dias provam as milhares de referências a concurso à porta fechada. Os néctares são provados por um painel independente composto por enólogos, sommeliers, masters of wine, comerciantes experientes, viticultores e jornalistas.
Sobre a Quinta do Ortigão:
A centenária Quinta do Ortigão é constituída por 15 hectares de vinhas, onde estão plantadas as castas típicas da Bairrada, nomeadamente Maria Gomes, Arinto e Bical nos brancos. Nos tintos domina a típica Baga, complementada pelas castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Cabernet Sauvignon. Recentemente, a empresa passou a integrar o pujante grupo económico Terras & Terroir, propriedade dos empresários Paulo Pereira e do casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes. À semelhança do que aconteceu em outros projetos, a equipa que já era responsável pela Quinta do Ortigão mantém-se na íntegra, ficando o gestor Pedro Alegre com parte da sociedade, garantindo desta forma uma transição tranquila.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Hélder Robalo |
MSImpacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa [email protected] 964676678 |