carros eletricos usados
Carros elétricos usados (+88%) registam o maior aumento da procura

O Standvirtual, portal líder em carros, divulga o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de julho de 2024, onde se destacam os carros elétricos usados.

«Em julho, observamos uma diminuição da procura no mercado dos usados. Já a procura por carros elétricos apresenta o comportamento oposto, ou seja, continua a aumentar face a este mesmo período do ano anterior. Uma realidade que está relacionada com a mudança de hábitos de consumo dos portugueses, pois apostam cada vez mais em veículos eletrificados. Por outro lado, este crescimento deve-se também ao facto de a oferta disponível continuar a crescer, uma vez que as vendas significativas de elétricos novos nos últimos anos estão a chegar agora ao mercado de usados em maior volume», indica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

No mês de julho, verifica-se um crescimento de +2% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de -13% na procura, em relação ao período homólogo de 2023. O decréscimo na procura é visível sobretudo no centro de Portugal (-17%), seguindo-se a zona norte do país e a região do Alentejo (aproximadamente -9% em ambos).

Este cenário resulta ainda numa dinâmica de mercado negativa de cerca de -10%, face a julho do ano anterior, uma tendência constante desde o início deste ano (maior oferta que procura em relação ao período homólogo).

Carros elétricos usados: uma subida de 88%, 11% nos a gasolina…

Os carros elétricos usados (+88%) registam o maior aumento da procura em julho face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é também dos elétricos (+80%), em relação ao período homólogo de 2023.

A oferta de carros a gasolina, por outro lado, cresce (+11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (-4%) em relação ao período homólogo. No que diz respeito aos automóveis a diesel, esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (-20% e -10%, respetivamente).

Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 13% da procura e cerca de 14% da oferta, em julho. Diesel (54%) e Gasolina (28%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.

Em julho, os automóveis a gasolina, híbridos plug–in e híbridos a gasolina são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (33%, 4% e 2%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.

Maior procura nas viaturas acima de 30 mil euros

Os veículos abaixo de 15.000€ revelam maior diminuição de procura (-14%) em julho, seguidos pelos carros acima de 30.000€ (-6%), face ao mesmo período do ano passado. Os automóveis entre 15.000€ a 30.000€, apresentam também uma diminuição (-4%) em relação ao mês de julho do ano anterior.

A oferta aumenta apenas nos veículos acima de 30.000€ (+8%) e nos carros abaixo de 15.000€ (+3%), em comparação a julho do ano passado. No entanto, a oferta apresenta um decréscimo nos automóveis entre 15.000€ a 30.000€ (-1%) face ao mesmo mês do ano anterior.

A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações (37%) e de anúncios (56%) em julho.

Carros com 1 a 3 anos ganham preferência

A procura cresce em unidades de 1 a 3 anos (+4%), face a julho do ano passado, trate-se de carros elétricos usados e não só. Já nos veículos de 10 a 15 anos, a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (-22%). Este decréscimo da procura está presente também nos automóveis entre 3 a 5 anos (-13%), de 5 a 10 anos (-7%) e até 1 ano (-6%).

A oferta revela crescimento comparativamente ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (-14%) e nos carros entre 10 a 15 anos (-1%).

Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em julho (cerca de 9,3%), seguidos dos carros matriculados entre 2019 e 2021 (cerca de 8%).

SUV lideram

Em julho, a procura cresce nos SUV (+4%) e nos cabrio e citadinos (+1% em ambos os casos) face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, especialmente nos utilitários (-28%) e nos monovolume (-23%).

SUV (23%), carrinhas (17%), utilitários (16%) e citadinos (15%) são os segmentos mais procurados em julho. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (27%), carrinhas e utilitários (cerca de 18% nos dois segmentos) e citadinos (cerca de 15,4%).

A BMW (13,3%), a Mercedes-Benz (12,7%) e a Peugeot (8,2%) são as marcas mais procuradas em julho. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (11,8%), a BMW (10,8%) e a Peugeot (10,6%).

Os carros mais procurados em julho, por intervalo de preços, foram o Mercedes-Benz Classe C nas categorias abaixo dos 5.000€ e dos 10.000€ aos 25.000€; o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10.000€ aos 25.000€; o Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€; e o Porsche 911 acima dos 40.000€.

Nos carros elétricos usados e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o Hyundai Kauai, em julho.

Sobre o Standvirtual:

O Standvirtual é o portal nº 1 em carros e líder em Portugal. Criado em 2004, disponibiliza uma oferta de viaturas ligeiras, comerciais, autocaravanas, motos, barcos e peças. O Standvirtual conta com cerca de 2 milhões de visitas mensais e +60.000 anúncios ativos.

Sobre o Grupo OLX:

O OLX Group Portugal foi fundado em 2007 e é especialista no desenvolvimento de plataformas online locais de fácil utilização para compra e venda de produtos e serviços na Internet. A empresa é detentora dos reconhecidos portais Standvirtual, Imovirtual e OLX.

CONTACTOS PR & PRESS:

Taylor – YoungNetwork Group

Sara Franco | sa********@ta*******.pt | 918 590 747

FONTEStandvirtual
Artigo anteriorMeios de pagamento digitais: 81% dos portugueses já utilizam
Próximo artigoHotel de luxo em Vila do Conde entra no circuito do turismo de golfe em Portugal
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".