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“Depressão sem rodeios” lança série de podcasts

Episódios são transmitidos semanalmente em várias plataformas digitais, às quartas-feiras, às 13 horas.

Depressão Sem Rodeios” tem como principal objetivo sensibilizar e combater o estigma associado a esta doença

Já estão no ar os dois primeiros episódios do “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão”. Uma iniciativa no âmbito da campanha “Depressão Sem Rodeios”, que tem como principal objetivo sensibilizar e combater o estigma associado a esta doença, bem como informar e clarificar a população sobre um problema de saúde que afeta milhares de portugueses. Tal como o próprio nome indica, vai falar-se de depressão de forma descontraída, objetiva e o mais clara possível.

Promovido pela farmacêutica Lundbeck, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental (FamiliarMente) e da associação para a promoção da saúde mental (ManifestaMente), o “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão” reúne um ciclo de conversas que contam com a participação de profissionais de saúde, doentes, sociedades médicas e associações que lidam diretamente com esta patologia. Em cada episódio apresentam diferentes visões e domínios sobre a depressão, tais como o que é e como se vive com a doença, papel do médico de família, tratamentos, estigma, apoio das famílias e quais os mitos que existem.

Semanalmente, às quartas-feiras, às 13 horas…

A divulgação destes podcasts ocorrerá semanalmente, todas quartas-feiras pelas 13 horas em: Facebook Saúde Mental Sem Rodeios, Site Depressão Sem Rodeios, YouTube Lundbeck, LinkedIn Lundbeck e ainda nas plataformas Spotify, Itunes, Google Podcast.

O primeiro episódio da Depressão Sem Rodeios contou com a participação de Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor clínico do PIN que abordou o tema “O que é a depressão”, ao qual se seguiu o episódio com o testemunho de Patrícia Ramos, doente com depressão, que relatou como é viver com esta condição.

LEIA TAMBÉM: Estudo analisou sintomas de depressão, ansiedade e stress em crianças portuguesas em idade escolar

Os seguintes podem ser vistos nestas datas e têm o tema e participação:

Episódio 3 | 30 de março | Sem rodeios: qual o papel do médico de família? com Ana Correia de Oliveira, médica de Medicina Geral e Familiar

Episódio 4 | 6 de abril | Sem rodeios: qual o papel das famílias?, com Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente

Episódio 5 | 13 de abril | Sem rodeios: existe estigma na depressão?, com Beatriz Lourenço, médica psiquiatra, vice-presidente e cofundadora da Manifestamente

Episódio 6 | 20 de abril | Sem rodeios: que tratamentos existem?, com Gustavo Jesus, médico psiquiatra e diretor Clínico do PIN

Episódio 7 |27 de abril | Sem rodeios: quais os mitos associados à depressão, com Luís Madeira, médico psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Episódio 8 | 4 de maio | A depressão e a função sexual: Mitos e verdades, com Nuno Florêncio, médico de Medicina Geral e Familiar e coordenador do Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar)

Sobre a campanha “Depressão sem Rodeios”…

Em junho do ano passado, a Lundbeck lançou a campanha “Depressão sem Rodeios”, um alerta à população para uma doença que afeta milhares de portugueses. Com o mote “A depressão é mais do que um estado de humor”, a iniciativa tem como principais objetivos reduzir o estigma e a desvalorização associados à doença e alertar para a necessidade de procurar ajuda médica atempadamente, assim como chamar a atenção para os sintomas, desmistificar a psiquiatria como especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças mentais e o acesso ao tratamento adequado, para além de diminuir a discriminação social relacionada com esta patologia. A primeira fase da campanha englobou um conjunto de ações de divulgação, desde um website especialmente criado para a campanha, um Vox POP, spots de vídeo nos cinemas e na televisão, um ciclo semanal de podcasts, mini curtas-metragens, mupis e distribuição de flyers em locais públicos.

Sobre a Lundbeck:

A Lundbeck é uma empresa farmacêutica global especializada em doenças neurológicas e psiquiátricas. Há mais de 70 anos que se encontra na linha da frente da investigação em neurociência e dedicamos todos os esforços a restaurar a saúde mental e neurológica, para que cada pessoa possa estar no seu melhor. Milhões de pessoas em todo o mundo vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas e demasiadas sofrem devido a um tratamento inadequado, discriminação, número reduzido de dias de trabalho, reforma antecipada, entre outras consequências. Todos os dias, dirigimos o nosso esforço para melhorar o tratamento e para oferecer uma vida melhor a todas as pessoas que vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas. Os nossos, aproximadamente, 5.600 colaboradores, em mais de 50 países, estão envolvidos em toda a cadeia de valor ao longo da investigação, desenvolvimento, produção, marketing e vendas. A nossa cadeia de valor é constituída por vários programas de investigação e desenvolvimento (I&D) e os nossos produtos estão disponíveis em mais de 100 países. Dispomos de centros de investigação na Dinamarca e nos Estado Unidos da América (EUA). As nossas instalações de produção estão localizadas na Dinamarca, França e Itália. Para mais informações, visite-nos no nosso site empresarial www.lundbeck.com

Para mais informações contactar:

Ana Rita Santos | ana.rita.santos@float.pt | 96 713 41 68

Lara Faria  | lara.faria@float.pt | 96 725 41 36

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