A OutSystems, empresa líder do mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, anuncia os vencedores da iniciativa ‘Build for the Future Hackathon’, que desafiou a sua comunidade de developers e ecossistema de parceiros em todo o mudo para um hackathon com o objetivo de apoiar três organizações sem fins lucrativos.
Quinze equipas de developers, de empresas como a Deloitte, Noesis, entre outras, juntaram-se para a criação de um software que possa fazer a diferença nas organizações sem fins lucrativos Zer0hunger, Strength United e o Nelson Mandela University Centre for Community Technologies.
O júri, composto por representantes da AWS, Intellyx e outros, selecionou as equipas vencedoras, onde se destaca a equipa portuguesa Everis Social Reload, que criou uma aplicação intuitiva e visualmente apelativa com componentes de gamificação para o Centre for Community Technologies, que atua na sensibilização para o cancro na África do Sul.
Da iniciativa da OutSystems saiu também uma app para combater a fome…
Sabendo que a população de regiões rurais tende a ignorar as informações existentes e a concentrar-se nos medos comuns, a equipa Portuguesa Everis Social Reload desenvolveu uma aplicação que ajuda a esclarecer e informar sobre o cancro, promovendo a consciencialização para esta doença e incentivando a adoção de comportamentos preventivos e diagnóstico precoce.
Para garantir que a app também alcança comunidades rurais que não têm o mesmo acesso à Internet, e dada a diversidade de idiomas do país, a equipa incluiu recursos offline e opções em vários idiomas. A aplicação inclui componentes animados que exemplificam como os utilizadores podem examinar os seus corpos e procurar sintomas tangíveis.
A equipa PhoenixDX Champions, da Austrália, propôs uma solução para a associação Zer0hunger, que necessitava de encontrar uma forma eficiente de entregar comida a quem mais necessita na Malásia.
A solução desenvolvida visou a criação de uma app que conectasse pessoas que pretendiam ajudar quem precisasse de ajuda de uma forma muito direta e fácil. Intitulada de ‘Digital Samaritan’, a solução permitirá que a Zer0hunger dimensione o seu apoio sem aumentar os custos, levantando doações, apoiando mais pessoas necessitadas, otimizando a logística inerente ao processo de entrega de alimentos e diminuindo o tempo necessário para chegar às pessoas que solicitam ajuda.
LEIA TAMBÉM: Apps for Good: OutSystems cria nova plataforma e acelera a digitalização do CDI Portugal
O ‘Digital Samaritan’ irá funcionar nas versões desktop e mobile, com suporte multilíngue e integração com o login do Facebook. A integração com mapas irá mostrar os locais onde há pessoas necessitadas e acionar os parceiros mais próximos que podem entregar alimentos.
… e outra aplicação contra o abuso infantil, sexual e a violência doméstica
A equipa americana Drakkar PayItBack criou uma solução para ajudar a Strength United, no apoio a vitimas de abuso infantil, violência doméstica e abuso sexual.
A app criada pode ser utilizada por diversos tipos de utilizadores: as vítimas podem pedir ajuda, mas também outras pessoas podem indicar pessoas que necessitam de ajuda. A app também pode ser usada por voluntários que pretendam apoiar a Strength United e os sobreviventes, além de uma gestão simples de inscrições e triagem de candidatos.
Os utilizadores podem utilizar um recurso de chat e entrar em contacto direto com a linha telefónica de apoio da Strength United, além do ‘botão de pânico’ que podem usar caso seja necessário. Esta solução destaca-se por ter sido cuidadosamente pensada de forma a oferecer recursos de apoio sem ser intrusiva.
LEIA TAMBÉM: App para controlar peso: Universidade de Coimbra criou aplicação para telemóvel
“É certo que a tecnologia está na vanguarda do progresso humano“, afirma Gonçalo Gaiolas, VP of Product da OutSystems. “Este hackathon mostra como uma pequena comunidade de developers pode criar a diferença, e como uma plataforma pode dar a cada organização o poder de inovar através do software”, adiciona ainda.
OutSystems chega a 87 países e 22 setores
A OutSystems, recorde-se, foi fundada em Portugal em 2001 com a missão de dar a cada empresa o poder de inovar através do software. As ferramentas de alta produtividade, conectadas, e assistidas por IA da plataforma de aplicações da OutSystems ajudam os programadores a construir e a implementar rapidamente várias aplicações em qualquer lugar que as empresas precisem.
LEIA TAMBÉM: Consórcio internacional desenvolve app multilingue para migrantes e refugiados
Com mais de 350.000 membros na comunidade, 1.400 colaboradores, 350 parceiros e milhares de clientes ativos em mais de 87 países e em 22 setores, a OutSystems alcançou uma escala global tremenda, ajudando as organizações a mudar a maneira como desenvolvem aplicações.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Cátia Gil
CorpCom
t: +351 213 026 150
Mail: catia.gil@corpcom.pt