Segundo o “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal 2021-2022” da SERES, pioneira e especialista em serviços de intercâmbio eletrónico seguro de documentos, o volume total de faturas eletrónicas em empresas portuguesas passou de 6.106.070 no primeiro semestre de 2021 para 7.188.738 no mesmo período em 2022, representando um aumento de 18%. Este aumento na adoção de faturação eletrónica reflete-se diretamente nas poupanças das empresas e no número de horas dos colaboradores, permitindo uma poupança de 55.784.607€ e de 15 anos laborais, ou seja, 30.398 horas (baseado em 247 dias laborais por ano, de 8 horas por dia).
Este estudo, que conta com a participação de cerca de 15.000 empresas de diversos setores de atividade, dimensão e localização geográfica, mostra que Lisboa continua a ser a cidade que tem maior percentagem de emissão de faturas (75,65%), seguida pela cidade de Faro (4,47%), pelos Açores (3,08%) e por Aveiro (2,63%).
A região que demonstrou um maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas foi Leiria, com mais 1,98% face ao ano anterior. No que diz respeito à percentagem relativamente ao valor total de faturas rececionadas, Lisboa mantém-se em primeiro lugar com 25,29%, seguida por Aveiro, com 13,69% (representando um aumento de 4,67% face a 2021) e Faro com 11,17%.
O setor da indústria é o que demonstra um maior aumento em relação à emissão de faturação eletrónica (+4,12%), bem como as grandes empresas (+28,25%).
Estudo sobre adoção da fatura eletrónica permite perceber o atual nível de digitalização das empresas
O “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal” é já um estudo de referência sobre a utilização e adoção da faturação eletrónica no nosso país e pretende dar a conhecer a evolução das empresas portuguesas e conhecer o nível de implementação deste recurso, de forma a entender quais são as principais medidas necessárias para fomentar a utilização da mesma.
“Este estudo permite-nos perceber o atual nível de digitalização das empresas portuguesas, e acompanhar a sua evolução por região, dimensão e também setor de atividade. Embora o processo esteja a decorrer, e tenhamos tido algumas surpresas agradáveis como o caso de Leiria, a região com maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas, o mesmo permanece mais lento do que o desejado. A faturação eletrónica é uma ferramenta essencial na transformação digital das empresas e a Seres quer fazer parte da solução e ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais digitais”, comenta Tiago Cancela, Sales Manager da Seres Portugal.
Segundo dados da Eurostat, na globalidade, quase 80% dos negócios a nível nacional permanecem atrasados no processo de transformação digital.
Sobre a SERES:
A SERES é pioneira e especialista em serviços de intercâmbio eletrónico seguro de documentos há mais de 30 anos. Tem presença na América Latina há mais de 10 anos e é um sócio tecnológico para ajudar na transformação digital dando prioridade à otimização, automatização e asseguração do intercâmbio de documentos eletrónicos B2B, B2G e B2C. Como filial da Docapost (Grupo La Poste), a SERES é um ator importante no mercado mundial de soluções de gestão eletrónica de documentos. SERES é um grupo internacional presente na França, Espanha, Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Equador e Argentina. Através dos seus sócios, encontra-se também no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Suíça, Itália, etc.. As suas soluções permitem a otimização de processos de negócio e a automatização dos intercâmbios eletrónicos de documentos em que atua como terceiro de confiança. Entre os seus serviços destacam-se SERES e-FACTURA® (plataforma global de fatura eletrónica), SERESNET (serviços de intercâmbios EDI de utilização imprescindível em sectores como o retalho, automóvel ou saúde), VERIPOST (serviço de correspondência eletrónica certificada), e-Arquivo (serviço de custódia eletrónica), Digitalização (serviço de digitalização OCR/ICR), Fax/Mail (serviço de envio e receção de faxes por correio eletrónico).
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