Início Economia Fatura eletrónica: empresas portuguesas poupam mais de 55 milhões de euros com...

Fatura eletrónica: empresas portuguesas poupam mais de 55 milhões de euros com utilização digital

Volume total de faturas eletrónicas em empresas portuguesas passou de 6.106.070 no primeiro semestre de 2021 para 7.188.738 no mesmo período em 2022, representando uma poupança para as empresas de 55.784.607€. Este aumento de 18% reverte-se também numa poupança de 15 anos laborais.

“Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal” é já um estudo de referência

Segundo o “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal 2021-2022” da SERES, pioneira e especialista em serviços de intercâmbio eletrónico seguro de documentos, o volume total de faturas eletrónicas em empresas portuguesas passou de 6.106.070 no primeiro semestre de 2021 para 7.188.738 no mesmo período em 2022, representando um aumento de 18%. Este aumento na adoção de faturação eletrónica reflete-se diretamente nas poupanças das empresas e no número de horas dos colaboradores, permitindo uma poupança de 55.784.607€ e de 15 anos laborais, ou seja, 30.398 horas (baseado em 247 dias laborais por ano, de 8 horas por dia).

Este estudo, que conta com a participação de cerca de 15.000 empresas de diversos setores de atividade, dimensão e localização geográfica, mostra que Lisboa continua a ser a cidade que tem maior percentagem de emissão de faturas (75,65%), seguida pela cidade de Faro (4,47%), pelos Açores (3,08%) e por Aveiro (2,63%).

A região que demonstrou um maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas foi Leiria, com mais 1,98% face ao ano anterior. No que diz respeito à percentagem relativamente ao valor total de faturas rececionadas, Lisboa mantém-se em primeiro lugar com 25,29%, seguida por Aveiro, com 13,69% (representando um aumento de 4,67% face a 2021) e Faro com 11,17%.

O setor da indústria é o que demonstra um maior aumento em relação à emissão de faturação eletrónica (+4,12%), bem como as grandes empresas (+28,25%).

Estudo sobre adoção da fatura eletrónica permite perceber o atual nível de digitalização das empresas

O “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal” é já um estudo de referência sobre a utilização e adoção da faturação eletrónica no nosso país e pretende dar a conhecer a evolução das empresas portuguesas e conhecer o nível de implementação deste recurso, de forma a entender quais são as principais medidas necessárias para fomentar a utilização da mesma.

 “Este estudo permite-nos perceber o atual nível de digitalização das empresas portuguesas, e acompanhar a sua evolução por região, dimensão e também setor de atividade. Embora o processo esteja a decorrer, e tenhamos tido algumas surpresas agradáveis como o caso de Leiria, a região com maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas, o mesmo permanece mais lento do que o desejado. A faturação eletrónica é uma ferramenta essencial na transformação digital das empresas e a Seres quer fazer parte da solução e ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais digitais”, comenta Tiago Cancela, Sales Manager da Seres Portugal.

Segundo dados da Eurostat, na globalidade, quase 80% dos negócios a nível nacional permanecem atrasados no processo de transformação digital.

Sobre a SERES:

A SERES é pioneira e especialista em serviços de intercâmbio eletrónico seguro de documentos há mais de 30 anos. Tem presença na América Latina há mais de 10 anos e é um sócio tecnológico para ajudar na transformação digital dando prioridade à otimização, automatização e asseguração do intercâmbio de documentos eletrónicos B2B, B2G e B2C. Como filial da Docapost (Grupo La Poste), a SERES é um ator importante no mercado mundial de soluções de gestão eletrónica de documentos. SERES é um grupo internacional presente na França, Espanha, Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Equador e Argentina. Através dos seus sócios, encontra-se também no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Suíça, Itália, etc.. As suas soluções permitem a otimização de processos de negócio e a automatização dos intercâmbios eletrónicos de documentos em que atua como terceiro de confiança. Entre os seus serviços destacam-se SERES e-FACTURA® (plataforma global de fatura eletrónica), SERESNET (serviços de intercâmbios EDI de utilização imprescindível em sectores como o retalho, automóvel ou saúde), VERIPOST (serviço de correspondência eletrónica certificada), e-Arquivo (serviço de custódia eletrónica), Digitalização (serviço de digitalização OCR/ICR), Fax/Mail (serviço de envio e receção de faxes por correio eletrónico).

Gabinete de Imprensa:

  • Atrevia | 21 324 0227
  • Andreia Ramos | aramos@atrevia.com | 913 052 912
  • Inês Albino | ialbino@atrevia.com | 963 461 291
Exit mobile version