Os portugueses estão a ficar cada vez mais (cons)cientes do impacto ambiental dos produtos que adquirem e estão a optar, gradualmente, por soluções mais ecossustentáveis. Daí a aposta da Nidore em velas ecológicas, feitas à mão, com recurso a cera vegetal sem parafina, fragrâncias sem ftalatos, vegan e cruelty-free, com pavios de algodão. E nada mais!
Mas, nem só de velas é feita a Nidore, criada sob o lema “Pensar Global, agir local“. “Acreditamos que é possível sermos eco-sustentáveis sem comprometer a estética e a qualidade”, explica Mário Seixas Soares, a cara por detrás da marca. “As nossas velas são feitas à mão, com cera 100% vegetal, à base de coco e colza biodegradável. E à cera só juntamos essências vegan, sem ftalatos, não testadas em animais e com pavios de algodão reforçados com linho”, completa o criador da marca.
Do seu estúdio na Maia, a Nidore quer fazer a diferença para Portugal, acreditando numa sustentabilidade sem extremismos, e na possibilidade de criar velas ecológicas com uma pegada de carbono muito reduzida, quase neutra, sem sacrificar nada daquilo de que se gosta numa vela: o seu aroma e a sua estética.
Velas ecológicas: queima não liberta substâncias prejudiciais

“Sempre fui apaixonado por aromas e cheiros. Acho que a nossa memória olfativa é fascinante. Consegue mesmo fazer-nos viajar e relembrar-nos de experiências tidas”, sublinha Mário. Daí as velas terem feito, desde cedo, parte da sua lista de compras. A curiosidade levou-o a pesquisar mais sobre o fabrico do produto e… a realidade apresentou-se-lhe, então, “nada bonita”.
É que a maioria das velas que adquirimos nas grandes marcas são feitas à base de parafina, um subproduto do petróleo, não renovável. Para além disso, a sua queima liberta tolueno e benzeno, dois elementos prejudiciais à saúde humana, presentes, por exemplo, no fumo libertado pela combustão de um cigarro.
LEIA TAMBÉM: Shampô sólido: há uma nova marca nacional a entrar na cabeça dos portugueses…
A parafina permite que as velas queimem rapidamente e libertem o seu aroma, mesmo com concentrações baixas de essência, tornando-as assim em produtos de massa baratos, mas prejudiciais: ao ambiente e às pessoas. “Foi aí que se fez luz”, disse, e as velas ecológicas o seu caminho. Com a marca Nidore.
Sustentabilidade no coração do negócio
Desde o embalamento, com caixas feitas com 80% de cartão reciclado, e recicláveis, aos envios neutros em dióxido de carbono, passando pelas embalagens minimalistas de alumínio, de baixo impacto ambiental, e provenientes de fornecedores locais, o objetivo da nova insígnia é criar um produto de luxo, acessível a qualquer um, e consciente do ponto de vista ambiental.

A acrescentar à sustentabilidade das suas velas ecológicas, em parceria com a associação OneTreePlanted, a Nidore planta uma árvore por cada produto comprado na loja online, contribuindo assim para um futuro mais verde, para todos. De uma outra forma, em associação com o projeto Pachamá de proteção da floresta Amazónica, são plantadas árvores em proporção ao CO2 produzido nos transportes realizados pela marca.
Parte loja online, parte blog e parte inspiração, a Nidore quer inspirar e ajudar a fazer pequenas mudanças no dia-a-dia dos portugueses, para uma vida mais sustentável, criativa e saudável.
LEIA TAMBÉM: Verney: quando o cânhamo e a maçã calçam os nossos pés
Por enquanto, as velas ecológicas da Nidore conta com seis essências originais, inspiradas no dia-a-dia, disponíveis na sua loja online, e muito em breve, em retalhistas na zona Norte de Portugal.
Siga-nos no Instagram para ficar a par das novidades!
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Mário Seixas Soares
Nidore Candle Studio
Email: [email protected]
Telefone: 916291839