A DB Schenker, empresa líder mundial em gestão de cadeias de abastecimento, continua a avançar com o seu compromisso de excelência e conformidade nas cadeias de abastecimento farmacêuticas, obtendo certificações GDP (Good Distribution Practices) para 157 das suas delegações. Os mercados prioritários para o transporte de equipamento médico, abrangendo as Américas, Europa e Ásia, estão agora cobertos pelo portfólio de produtos DB SCHENKER | life+.
Com a realização deste marco, a DB Schenker pode agora cobrir 80% dos fluxos globais de saúde, tornando-se uma das maiores redes de logística do mundo, em termos de PIB. A DB Schenker pode atender às necessidades de mudança da indústria farmacêutica global com ainda maior capilaridade. De facto, nos próximos doze meses, o fornecedor global de serviços de logística planeia certificar mais de 180 das suas sucursais para poderem organizar e gerir uma logística em conformidade com os requisios GDP.
Os cuidados de saúde são uma indústria altamente regulamentada e regida por várias diretrizes, pelo que o cumprimento das GDP é fundamental. Com as Boas Práticas de Distribuição, a DB Schenker cumpre uma diretriz de qualidade que assegura que a integridade e a qualidade dos produtos farmacêuticos são mantidas ao longo de todo o processo da cadeia de fornecimento e transporte de equipamento médico.
O Sistema de Gestão de Qualidade de Healthcare Global interno da DB Schenker aborda as Boas Práticas de Distribuição para produtos medicinais humanos e veterinários e substâncias ativas relacionadas, estabelecidas pela União Europeia (UE) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A DB Schenker assegura o cumprimento destes requisitos através da Diretiva Healthcare Quality Management, que constitui a base da DB SCHENKER | life+.
Transporte de equipamento médico é uma área sensível
Nas palavras de Jordi Bonilla, Diretor de Qualidade e Sustentabilidade da DB Schenker Ibéria, “este é, sem dúvida, mais um exemplo do empenho e do trabalho bem feito que estamos a desenvolver na empresa. Concretamente, no mercado ibérico temos 8 delegações certificadas nas divisões de transporte marítimo, aéreo e terrestre em carga completa e isto é o resultado da nossa aposta no setor farmacêutico e da saúde, e do excelente trabalho realizado conjuntamente pelas equipas de produto e qualidade e melhoria contínua”.
Quando a DB Schenker iniciou o processo de certificação de transporte de equipamento médico, o primeiro objetivo era definir uma norma global válida para todos os modos de transporte. Isto fez com que o certificado GDP fosse a escolha certa.
A certificação global assegura que o processo, a infraestrutura e o pessoal cumprem os requisitos rigorosos da indústria farmacêutica, utilizando esta abordagem holística em todas as unidades de negócio. Quando uma delegação é certificada após ter passado com êxito um processo interno de certificação, é efetuada uma nova auditoria com base no risco e nos indicadores chave de desempenho (KPI), medidos continuamente. Este processo repete-se pelo menos de 3 em 3 anos para garantir a manutenção da mais elevada qualidade.
Contactos para a imprensa:
Margarida Caparica
EDC | Comunicação e Design
Margarida Caparica
margarida.caparica@edc.pt
Tlf: +351 91 994 80 20