
O projeto SOLE- Serralves OnLine Experience surgiu durante o primeiro confinamento, decretado na sequência da crise sanitária provocada pelo Covid-19, e veio reforçar o papel de Serralves como uma instituição sem paredes que, mais do que um Museu, um Parque, uma Casa e uma Casa do Cinema, é uma ideia e uma comunidade.
O que começou como uma necessidade, que se pensava temporária, cresceu, consolidou-se e passou a fazer parte integrante do dia-a-dia de Serralves, levando à intensificação da nossa atividade digital, através da disponibilização diária de uma grande diversidade de conteúdos e iniciativas, nas múltiplas áreas de atuação da Fundação.
Neste ano que se passou, o SOLE – Serralves OnLine Experience permitiu dar continuidade e reforçar a interação com o público, garantindo uma presença mais ativa através de um maior investimento no vídeo e na fotografia, permitindo o acesso à distância aos nosso conteúdos, reforçando a informação sobre a Coleção de Serralves e as espécies do Parque, sugerindo atividades para realizar em casa, recomendando livros, filmes, produtos das nossas lojas e muito, muito mais.
Volta a Serralves OnLine em 365 dias…
Através do Serralves OnLine Experience, a instituição continuará a dar prioridade a esta forma de nos relacionarmos com os nossos públicos, muito para além de qualquer confinamento que nos possa ser imposto. O SOLE continuará a levar Serralves a todos, onde quer que se encontrem.
LEIA TAMBÉM: Serralves Online Experience, um mundo para se religar
E porque este é um projeto pensado para os seguidores Serralves online, hoje é dia de relembrar algumas das partilhas que foram mais apreciadas pelos seguidores no Instagram, em diferentes rúbricas, durante o longo do ano que passou:
Uma imagem da Casa de Chá, num dia chuvoso, captado por @becas_, foi o postal que chegou a mais pessoas.
Uma ilustração do Parterre Central e Casa de Serralves, partilhada por @jennieedwardsillustration, uma rubrica que permite a partilha de desenhos sobre Serralves com o hashtag #serralvesempapel.
O “Bicho folha”, que entusiasmou tantos seguidores, que nos explica que a principal caraterística desta espécie artrópode da família Phylliidae é a sua semelhança a folhas de plantas, que lhe permite uma excelente camuflagem e proteção aos predadores.
Os seguidores gostaram de descobrir O JARDIM DO PAI NATAL, que trazia o desafio de usar a imaginação para transportar o jardim cuidado todo o ano pelo Pai Natal. Com instruções.
O artigo que gerou mais interesse foi a edição das tote bags desenvolvida em colaboração com a artista Yoko Ono, na sequência da sua exposição em Serralves.
Neste 1.º aniversário do SOLE, relembramos A CINTA (1995), obra de Paula Rego que integrou a exposição PAULA REGO: O GRITO DA IMAGINAÇÃO, apresentada na Casa de Serralves em 2020. Este trabalho que evidencia a submissão da mulher às convenções sociais da feminilidade foi das obras que mais atraiu a atenção dos seguidores de Serralves.
No dia em que celebramos um ano do SOLE relembramos um dos textos sobre o trabalho do realizador Manoel de Oliveira que despertou mais a atenção dos seguidores: MANOEL DE OLIVEIRA: UM CINEMA POLÍTICO?
Para terminar este dia especial para o Serralves OnLine Experience, recordar que o vídeo do Serralves Ensina mais apreciado ao longo deste ano foi o primeiro episódio da série de testemunhos de alguns grandes arquitetos sobre o trabalho de Álvaro Siza, em que Eduardo Souto Moura prestou o seu depoimento.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Fernando Rodrigues Pereira |
Assessoria de Imprensa |
[email protected] |