Início Economia Emprego Recrutamento e seleção: 4 dicas para se destacar da multidão

Recrutamento e seleção: 4 dicas para se destacar da multidão

A competitividade do mercado de trabalho exige cada vez mais dos candidatos, particularmente quando se tratam de vagas muito apetecidas. No entanto, existem alguns comportamentos, de adoção simples, que nos podem destacar dos demais concorrentes.

A Adecco, empresa especialista em recursos humanos, divulgou as quatro dicas para se destacar da multidão, num processo de recrutamento e seleção. A procura de emprego pode ser um trabalho árduo, e quanto mais competição houver pela melhor função, mais importante é conseguir sobressair face aos outros candidatos.

Em média, os recrutadores levam apenas cerca de sete segundos para rever o seu currículo, e erros simples, como erros de digitação ou parágrafos longos, podem impedi-lo de conseguir o emprego – por isso, garanta obter a impressão certa, imediatamente. De um currículo bem ajustado a um acompanhamento proativo após a entrevista.

4 dicas para que seja notado, pelos motivos certos, num processo de recrutamento e seleção

Quando se trata de candidaturas, seja seletivo

Ninguém deve candidatar-se a centenas de empregos ao mesmo tempo – ao inscrever-se em excesso, não terá tempo para pesquisar a empresa, ler minuciosamente a função e adaptar o seu currículo ao trabalho. Ao limitar o número de candidaturas, pode dar a cada uma, o tempo que merece. Ficará mais bem preparado para a entrevista, e uma candidatura bem elaborada e um currículo completamente adaptado à função, mostrarão ao empregador o quanto está motivado para trabalhar para a empresa e exatamente porque se encaixaria perfeitamente.

Coloque dúvidas e perguntas ao entrevistador

Fazer algumas ótimas perguntas na entrevista pode garantir que faça o melhor uso possível do seu tempo e obtenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada, caso lhe seja oferecida a função. Prepare algumas perguntas com antecedência, mas tente pensar em algumas também durante a entrevista, com base no que ouviu – isso ajuda a mostrar o quanto está motivado e interessado no que têm a dizer, o que pode diferenciá-lo de outros candidatos.

Crie empatia com o entrevistador

No processo de recrutamento e seleção, ser capaz de estabelecer uma relação de empatia com o entrevistador durante uma reunião pode aumentar as suas possibilidades de conseguir um emprego quando as suas competências e experiência são semelhantes a outros candidatos. Verifique o nome do entrevistador e lembre-se de usá-lo durante a entrevista. Esteja ciente da sua linguagem corporal; certifique-se de manter uma boa postura e realmente ouvir o que lhe estão dizendo. Estar focado, no momento e realmente entender o que está a ser solicitado ajudará a dar uma resposta bem pensada a cada pergunta ou cenário.

Fazer um follow-up da entrevista

O acompanhamento após a entrevista é uma ótima maneira de demonstrar aos entrevistadores que está realmente interessado em trabalhar com eles e mostra como é proativo e motivado. O tempo é importante – o acompanhamento de apenas uma ou duas horas após a entrevista pode parecer um pouco ansioso demais, enquanto que, se demorar demais, perderá o impacto. Entre em contato no dia seguinte para garantir que o entrevistador se lembra de si – as coisas mudam muito rapidamente no processo de contratação e o entrevistador pode ter visto mais alguns candidatos em 24 horas. Agradeça pelo tempo dedicado, partilhe o quão positivo sentiu-se durante a entrevista e peça feedback.

Estas quatro dicas poderão significar o seu destaque da multidão e ajudar a criar uma impressão duradoura com o seu potencial novo empregador.

Para mais informações, por favor, contactar:

Sofia Velasco

Communication Director @ EDC

Tel: (+351) 211 913 070

Tm: (+351) 932 101 396

Email: sofia.velasco@edc.pt

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome

Exit mobile version