Início Cultura Prémio Mies van der Rohe: lista final tem “traço” de dois projetos...

Prémio Mies van der Rohe: lista final tem “traço” de dois projetos portugueses

Obras “Praça e Posto de Turismo Piódão”, da autoria dos arquitetos João Branco e Paula del Río, e “Edifício General Silveira”, de Tiago Antero e Vítor Fernandes, são dois dos três projetos selecionados.

Praça e Posto de Turismo Piódão, um dos candidatos ao Prémio Mies van der Rohe

Dois projetos da autoria de dois coletivos com ligação ao Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe.

A obra “Praça e Posto de Turismo Piódão”, da autoria dos arquitetos João Branco e Paula del Río (Branco del Río), ambos estudantes do doutoramento em Arquitetura Coimbra Studio, no DARQ, e o “Edifício General Silveira”, sito no Porto, de Tiago Antero e Vítor Fernandes, antigos alunos deste Departamento, são dois dos três projetos selecionados para um dos mais importantes prémios de arquitetura do mundo.

Segundo os arquitetos João Branco e Paula del Río, o principal objetivo da intervenção na “Praça e Posto de Turismo Piódão” prendeu-se com recuperação desta «única área plana e aberta da vila como espaço de receção e de encontro. O antigo parque de estacionamento é redesenhado, pavimentado e arborizado usando materiais e técnicas tradicionais». Em suma, «o espaço é devolvido às pessoas dando continuidade à sua cultura material e construtiva».

Prémio Mies van der Rohe distingue projetos de excelência

Por sua vez, os arquitetos Tiago Antero e Vítor Fernandes, projetaram o “Edifício General Silveira”, no Porto, com o objetivo de consolidar um quarteirão qualificado no centro da cidade. «Coseu-se o programa solicitado – habitação – com a necessidade de colmatar a rutura de escala do vazio urbano a intervir», constatam, reforçando que a «métrica dos alçados, a escolha do padrão e cor de azulejo, as distâncias entre vãos, bem como o seu desenho e composição, remetem para a dinâmica e tectónica dos edifícios contíguos».

O Prémio Mies van der Rohe é atribuído a obras arquitetónicas únicas que demonstrem excelência em termos conceptuais, sociais, culturais e técnicos.

Para saber mais sobre a intervenção no Piódão, aceda a esta hiperligação. Sobre a obra no Porto, consulte aqui.

Gabinete de Imprensa:

Assessora de Imprensa

Universidade de Coimbra • Faculdade de Ciências e Tecnologia

96 9728546

Exit mobile version