Início Economia Negócios Como abrir um negócio próprio e obter financiamento

Como abrir um negócio próprio e obter financiamento

Saiba mais sobre as formas de financiamento disponíveis para a abertura do próprio negócio e como tirar partido de cada uma delas.

A decisão está tomada: vai abrir o seu próprio negócio. Parabéns! Já tem a ideia e o sonho – e essa é metade do trabalho. Agora, terá de encontrar financiamento para por em prática o seu projeto. Sabe quais são as alternativas de financiamento que existem para empreendedores?

Existem alguns motivos que levam os empresários a procurar financiamento para a abertura do próprio negócio. Por um lado, ter capital extra garante que não gastam as poupanças pessoais, dando maior segurança e confiança. Por outro lado, certos negócios, pelas suas características, irão requerer um montante de investimento muito mais elevado do que aquilo que um único indivíduo consegue, habitualmente, suportar (mesmo com uma poupança bem recheada!).

Os empréstimos para abertura de negócio visam, habitualmente, suportar os custos iniciais de início de um projeto: custos com formalização da empresa, aluguer de espaço, compra de material ou matérias-primas, etc. Continue a ler e fique a saber como e quando recorrer a cada tipo de financiamento.

5 formas de financiamento para abrir um negócio

  1. Crédito bancário

O crédito bancário é a solução mais conhecida e também aquela mais utilizada. A principal vantagem é que, pedindo um crédito para investir no seu negócio, não terá de apresentar garantias nem ceder quotas. Na verdade, em muitos casos, nem terá de apresentar justificação para o pedido de financiamento: através do crédito pessoal, poderá obter financiamento até 75.000€ e não precisa de apresentar documentação relacionada ao projeto como acontecerá, por exemplo, se pedir um microcrédito.

Entre as principais vantagens do crédito pessoal, contamos a simplicidade e a rapidez do processo (na maioria dos casos, consegue ter o crédito aprovado e o dinheiro na sua conta em até 48 horas). As taxas de juro praticadas são definidas pela entidade que disponibiliza o crédito, pelo que aconselhamos que faça uma simulação para analisar as diferentes ofertas do mercado.

  1. Crowdfunding

O crowdfunding permite-lhe obter financiamento sem recorrer a entidades de crédito ou financiadoras. Através de uma das diversas plataformas de crowdfunding (como a Raize e a PPL), qualquer cidadão pode investir no seu projeto. O financiamento pode ser feito através de donativos, do sistema de recompensa, de capital ou de empréstimo. Embora seja um conceito simpático, que lhe permite pedir, de forma formal, uma ajuda a amigos e familiares, o crowdfunding ainda não é um processo muito popular em Portugal, pelo que poderá ser difícil alcançar o valor necessário.

  1. Business angels

Os business angels são investidores individuais que têm conhecimento e experiência no desenvolvimento de projetos e na implementação de processos que levam as empresas ao sucesso. Estes investidores são creditados por uma entidade reguladora e contam com anos de experiência na criação e desenvolvimento de negócios. Assim, o investimento por parte dos business angels não se limita ao financiamento: estes podem também ser úteis para proporcionar direção e acompanhamento durante a fase de implementação da empresa.

  1. Fundos de capital de risco

O financiamento através do capital de risco consiste num empréstimo dado por Sociedades de Capital de Risco ou Fundos de Capital de Risco em troca de participações temporárias no capital da empresa. É uma solução de financiamento muito popular em empresas com grande potencial de retorno mas, também, grandes necessidades de investimento.

  1. Microcrédito

O microcrédito é maioritariamente direcionado para desempregados, trabalhadores precários e jovens à procura do primeiro emprego. Esta forma de financiamento garante fundos até 15.000€ para que possa reunir as condições essenciais para arrancar com o projeto.

Como abrir uma empresa?

Depois de conseguir financiamento, está na hora de formalizar a sua empresa. Esta pode ser desenvolvida em diferentes regimes. Caso pretenda abrir a sua empresa de forma individual, tem três opções:

  • Empresário em nome individual;
  • Sociedade unipessoal por quotas;
  • Estabelecimento individual de responsabilidade limitada.

Se tem um ou mais parceiros de negócios, terá de optar por uma destas possibilidades:

  • Sociedade por quotas;
  • Sociedade anónima;
  • Sociedade em nome coletivo;
  • Sociedade em comandita;
  • Cooperativa.

Para sociedades por quotas, unipessoais ou anónimas, o processo pode ser feito online através do serviço “Empresa Online”. Para as restantes opções, terá de se deslocar a um balcão de registo comercial para iniciar o processo.

Exit mobile version