Quem está a pensar em obter crédito para renovar casa seguramente que já percebeu que o preço dos materiais está altamente inflacionado e o preço da hora de trabalho é alto, dois fatores decisivos que levam quem quer fazer obras a recorrer, normalmente, a uma instituição financeira.
Para que o crédito possa ser aprovado, contudo, e as tão esperadas obras de renovação possam começar, é importante que o consumidor dê cinco passos essenciais.
5 dicas essenciais para obter crédito
1 – Recorrer a um crédito obras
Apesar de poder recorrer a um crédito pessoal sem finalidade para financiar as obras de renovação de sua casa, a verdade é que esta solução não será a mais indicada para o efeito pretendido, já que existe no mercado um crédito mais específico que lhe pode garantir não só taxas de juro mais competitivas e montantes de financiamento mais em linha com as suas necessidades, como um processo de contratação mais rápido: o crédito obras.
Com uma simples pesquisa na Internet, podemos encontrar várias soluções de crédito para renovar casa, entre elas o crédito obras do Credibom, um dos mais competitivos do mercado português.
No momento em que entra na página de crédito obras do Credibom, vai encontrar um simulador de crédito que lhe vai permitir calcular a sua prestação mensal em função da escolha que faça em termos de montantes (dos 5 mil aos 50 mil euros) e prazos de reembolso (dos 24 aos 84 meses).
Se, após conhecer a sua prestação mensal, quiser passar imediatamente à contratação deste crédito obras, bastar-lhe-á clicar na barra “Fazer Pedido”, preencher o formulário online que se segue, anexar os documentos necessários e submeter o pedido.
Em apenas 48 horas, pode ver o seu pedido aprovado e o respetivo dinheiro depositado na sua conta bancária.
Note, contudo, que esta aprovação estará dependente da entrega de alguns documentos comprovativos, entre os quais se conta o orçamento detalhado das obras a serem executadas.
2 – Apresentar um orçamento
Como referimos no final do ponto anterior, para ter acesso a um crédito para renovar casa torna-se necessário que apresente um orçamento detalhado das obras a realizar.
Assim, para que isto não seja um entrave à obtenção do seu financiamento, é importante que faça uma prospeção de mercado em busca de um empreiteiro que lhe garanta qualidade e rapidez na execução da obra e lhe entregue um orçamento detalhado das despesas relacionadas com a obra.
Para não ter surpresas desagradáveis, exija um contrato com todos os custos discriminados.
Além dos materiais e mão-de-obra, o orçamento que suportará o crédito para renovar casa deve incluir ainda potenciais gastos com licenças municipais de construção, algo exigido por lei.
3 – Calcular a sua taxa de esforço
Para não colocar em causa as suas finanças pessoais e facilitar a aprovação do crédito, é importante calcular, com antecedência, a sua taxa de esforço através da seguinte fórmula:
Taxa de Esforço = Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100
Note que, esta taxa, vai permitir-lhe saber qual o impacto das prestações de crédito no seu orçamento mensal e será de extrema importância na aprovação, ou não, do crédito obras, já que as instituições de crédito a levam em conta na análise do seu pedido.
De acordo com as indicações do Banco de Portugal, a taxa de esforço não deverá ser superior a 35%/40% sob pena de a sua situação financeira poder indicar um alto risco de incumprimento das obrigações de pagamento de crédito para bancos e instituições de crédito.
4 – Não ter dívidas de crédito
Um dos fatores que mais irão contribuir para uma aprovação rápida do seu pedido de crédito para renovar casa é, sem dúvida alguma, a inexistência de dívidas.
Assim, para saber se o seu nome consta do Mapa de Responsabilidade de Créditos que pode encontrar mediante o acesso à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal.
5 – Ter saldo positivo na sua conta bancária
Ter um saldo positivo na sua conta bancária é outra das dicas essências para obter crédito para renovar casa, já que as instituições de crédito têm isso em conta quando estão a analisar o seu pedido.
Ao ter saldo positivo, estará a “dizer” às instituições de crédito que o risco de lhe emprestar dinheiro é reduzido.