brincadeiras para bebes
Criadores do projeto recorreram a uma especialista em educação de infância, para que esta lhes sugerisse diferentes brincadeiras para bebés que estimulassem ao nível motor, intelectual e emocional

Nasceu com o nome de Babygrow.pt. E os pais são um casal de engenheiros informáticos de Coimbra. Objetivo: ajudar os pais a estimular o crescimento saudável dos seus filhos, desde o primeiro dia de vida e até aos três anos, com brincadeiras para bebés promotoras de um desenvolvimento rico e benéfico para estas idades.

Após o nascimento do seu primeiro filho, Sara e Daniel, os progenitores do projeto depararam-se com o escasso mundo das creches. Não admira: estima-se que em Portugal oito em cada 10 crianças não tenham acesso a uma vaga imediata em creche, o que leva a que os cuidadores primários da grande maioria dos infantes portugueses sejam amas ou familiares (geralmente avós). Ora, com o recente estado de pandemia provocado pelo Covid-19, muitas das crianças que frequentavam creches permanecem agora também em casa…

Foi nestas circunstâncias que Sara e Daniel formularam a ideia do Babygrow.pt. Ao ver quão rapidamente o seu bebé crescia, e sem a opção de o colocar numa creche, onde este poderia ser estimulado de uma forma enriquecedora. Daí que o casal tenha decidido recorrer a uma especialista em educação de infância, para que esta lhes sugerisse diferentes brincadeiras para bebés que estimulassem o seu rebento ao nível motor, intelectual e emocional.

Foi então que se aperceberam que, tal como eles, outros pais poderiam estar a precisar desta informação, especialmente adequada à idade e estágio de desenvolvimento dos seus bebés, e que o mais conveniente seria se pudessem recebê-la de forma gratuita e semanal.

Brincadeiras para bebés com objetos do dia a dia

E o Babygrow germinou. Sob a forma de uma plataforma online que disponibiliza brincadeiras para bebés que promovem o seu desenvolvimento NOS mais variados estágios. As brincadeiras são diversas e baseiam-se no uso de objetos do dia a dia, descartando o brinquedo comercial e estimulando, como consequência, a relação da criança com a natureza e com o meio ambiente que a rodeia. Aliás, é também esta aposta nos materiais do quotidiano que faz com que as brincadeiras para bebés propostas pelo Babygrow sejam acessíveis a qualquer família.

O serviço é gratuito e, para o usar, basta inscrever-se na plataforma, à qual pode aceder através do website (www.babygrow.pt). Os inscritos passarão depois a receber semanalmente várias brincadeiras, todas elas desenhadas para que a criança desenvolva diferentes áreas da sua inteligência, capacidade motora e competência emocional.

Estas brincadeiras baseiam-se nas perspectivas de vários pedagogos de referência mundial, como Bruner, Hohmann e Weikart, Montessori, Gardner, Pickler, Malaguzzi, Goldschmied ou Jackson, entre outros, privilegiando o contacto dos bebés com a natureza e a exploração individual, no sentido de tornar a criança um participante ativo do seu desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM: We Mum, a empresa que quer tornar as mães portuguesas (ainda) mais poderosas…

As brincadeiras para bebés podem também ser enviadas a avós ou amas, podendo os pais garantir que o tempo que o infante passa com outros adultos é enriquecedor e estimulante, independentemente de estarem inscritos em creche ou não.

Desde que nasce, a criança está aberta ao novo e ao diferente, à experiência e à exploração. É neste sentido que a plataforma Babygrow trabalha, para estimular a curiosidade de cada bebé.

Para se inscrever no Babygrow basta visitar a página em www.babygrow.pt .

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Sara João

[email protected]

Babygrow.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome