Início Outras Categorias Atelier Rita Rivotti traz, pela primeira vez, Medalha de Platina para Portugal

Atelier Rita Rivotti traz, pela primeira vez, Medalha de Platina para Portugal

Nunca o design português conquistou uma distinção tão alta nos Pentawards, a maior competição mundial de desenho de embalagens: o Atelier Rita Rivotti traz na bagagem o primeiro Platinum para Portugal com o projeto “Vinho do Mar”, o prémio mais alto da disputada categoria “Bebidas”.

O rótulo deste vinho foi criado pelo mar”, escreveu Rita Rivotti na carta dirigida ao juri internacional da 15.ª edição do concurso Pentawards, considerados os “óscares do design” a nível mundial. Ao lado destas palavras estava um vinho raro, produzido pelo Monte da Carochinha, que foi submetido a um estágio de 10 longos meses em alto mar, junto à costa alentejana, e cujo resultado teve tanto de inesperado como de belo.

E nem foi preciso abrir uma das 1.300 garrafas que regressaram a terra para se perceber que este era um vinho único e especial. Na simplicidade do trabalho da natureza surgiu a inspiração do Atelier Rita Rivotti, primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de marcas de vinhos e azeites, para a criação do projeto “Vinho do Mar”, onde não há duas garrafas iguais.

A água do mar criou, ao longo do tempo de estágio, desenhos únicos em cada garrafa, através de organismos que se foram encrustando e que acabaram por criar relevos e uma riquíssima paleta de cores. Quisemos respeitar esta identidade e originalidade, selando, por fim, cada exemplar apenas com o nome do produtor do vinho, o Monte da Carochinha”, afirma Rita Rivotti, CEO e fundadora do Atelier homónimo.

Cada garrafa está selada com um suave e elegante papel que remete a imaginação para os mistérios das profundezas do oceano. Do primeiro olhar ao toque, percorrendo as delicadas texturas da embalagem, todos os elementos foram pensados ao detalhe para que o consumidor pudesse viajar até ao fundo do mar. “É um projeto muito especial, que muito nos entusiasmou, e que agora nos enche de orgulho por trazer, finalmente, este prémio para Portugal, sobretudo numa categoria tão disputada por marcas fortíssimas na indústria das bebidas em que se inclui o vinho, cerveja, espirituosas, sumo, café, cocktails, entre outras. Foi mais uma vez o vinho que nos destacou e que nos sobrepôs a todas as outras categorias”, acrescenta a designer.

Desde o ano de fundação, em 2007, que os Pentawards reconhecem e premeiam a excelência no design mundial, afirmando-se como a competição mais prestigiada do setor. A 15.ª edição foi realizada hoje, dia 30 de setembro, em formato online e contou com um painel de jurados composto por mais de 40 designers e representantes de diferentes marcas internacionais. Pela primeira vez, o concurso integra ainda cinco especialistas da sustentabilidade aplicada ao design para avaliar os concorrentes à categoria de “Design Sustentável”.

Sobre Rita Rivotti:

Fundadora e CEO da primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos – Rita Rivotti, Wine Branding e Design – e responsável pela revolução da imagem dos vinhos portugueses há 13 anos.

É licenciada em Engenharia Agrícola (UTAD), mestre em Marketing e Gestão de Marcas (ISCTE) e detentora do grau 2 do WSET (Wine & Spirit Education Trust). Leciona Branding de Vinhos e Comunicação da Marca na Pós-Graduação Wine Marketing & Events no ISLA.

O seu trabalho vai além da criação da imagem e do nome para as marcas de vinho. Pela sua formação, experiência e profundo conhecimento do mercado, cria para cada projeto um conceito forte e relevante, a partir do qual se constrói uma narrativa visual pondo assim a arte ao serviço do marketing.

Em 2014 foi reconhecida com Ouro pelo Pentawards, o mais prestigiado concurso internacional dedicado ao design de packaging com o vinho “Crochet”. Em 2015, foi reconhecida com Prata no mesmo concurso com o vinho “Tyto Alba” que também recebeu um A´Design Award Prata. Em 2017 alcançou um Ouro e um Platinum no Muse Award com o “Porto Quinta da Vacaria” e Azeite “Amor é Cego”, respetivamente. Estes 2 projetos foram também vencedores de medalhas de prata na edição de 2017 dos Pentawards. A nível nacional foi reconhecida com nos Prémios Meios e Publicidade, Prémios Lusófonos, Revista de Vinhos e com o prémio Design Português, promovido pela Secretaria Geral da Cultura.

Para mais informações

Rita Sousa

Tlm.: +351 932 903 228

E-mail: ritasousa@silver-lining.pt

Exit mobile version