O rótulo deste vinho foi criado pelo mar”, escreveu Rita Rivotti na carta dirigida ao juri internacional da 15.ª edição do concurso Pentawards, considerados os “óscares do design” a nível mundial. Ao lado destas palavras estava um vinho raro, produzido pelo Monte da Carochinha, que foi submetido a um estágio de 10 longos meses em alto mar, junto à costa alentejana, e cujo resultado teve tanto de inesperado como de belo.
E nem foi preciso abrir uma das 1.300 garrafas que regressaram a terra para se perceber que este era um vinho único e especial. Na simplicidade do trabalho da natureza surgiu a inspiração do Atelier Rita Rivotti, primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de marcas de vinhos e azeites, para a criação do projeto “Vinho do Mar”, onde não há duas garrafas iguais.
“A água do mar criou, ao longo do tempo de estágio, desenhos únicos em cada garrafa, através de organismos que se foram encrustando e que acabaram por criar relevos e uma riquíssima paleta de cores. Quisemos respeitar esta identidade e originalidade, selando, por fim, cada exemplar apenas com o nome do produtor do vinho, o Monte da Carochinha”, afirma Rita Rivotti, CEO e fundadora do Atelier homónimo.
Cada garrafa está selada com um suave e elegante papel que remete a imaginação para os mistérios das profundezas do oceano. Do primeiro olhar ao toque, percorrendo as delicadas texturas da embalagem, todos os elementos foram pensados ao detalhe para que o consumidor pudesse viajar até ao fundo do mar. “É um projeto muito especial, que muito nos entusiasmou, e que agora nos enche de orgulho por trazer, finalmente, este prémio para Portugal, sobretudo numa categoria tão disputada por marcas fortíssimas na indústria das bebidas em que se inclui o vinho, cerveja, espirituosas, sumo, café, cocktails, entre outras. Foi mais uma vez o vinho que nos destacou e que nos sobrepôs a todas as outras categorias”, acrescenta a designer.
Desde o ano de fundação, em 2007, que os Pentawards reconhecem e premeiam a excelência no design mundial, afirmando-se como a competição mais prestigiada do setor. A 15.ª edição foi realizada hoje, dia 30 de setembro, em formato online e contou com um painel de jurados composto por mais de 40 designers e representantes de diferentes marcas internacionais. Pela primeira vez, o concurso integra ainda cinco especialistas da sustentabilidade aplicada ao design para avaliar os concorrentes à categoria de “Design Sustentável”.
Sobre Rita Rivotti:
Fundadora e CEO da primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos – Rita Rivotti, Wine Branding e Design – e responsável pela revolução da imagem dos vinhos portugueses há 13 anos.
É licenciada em Engenharia Agrícola (UTAD), mestre em Marketing e Gestão de Marcas (ISCTE) e detentora do grau 2 do WSET (Wine & Spirit Education Trust). Leciona Branding de Vinhos e Comunicação da Marca na Pós-Graduação Wine Marketing & Events no ISLA.
O seu trabalho vai além da criação da imagem e do nome para as marcas de vinho. Pela sua formação, experiência e profundo conhecimento do mercado, cria para cada projeto um conceito forte e relevante, a partir do qual se constrói uma narrativa visual pondo assim a arte ao serviço do marketing.
Em 2014 foi reconhecida com Ouro pelo Pentawards, o mais prestigiado concurso internacional dedicado ao design de packaging com o vinho “Crochet”. Em 2015, foi reconhecida com Prata no mesmo concurso com o vinho “Tyto Alba” que também recebeu um A´Design Award Prata. Em 2017 alcançou um Ouro e um Platinum no Muse Award com o “Porto Quinta da Vacaria” e Azeite “Amor é Cego”, respetivamente. Estes 2 projetos foram também vencedores de medalhas de prata na edição de 2017 dos Pentawards. A nível nacional foi reconhecida com nos Prémios Meios e Publicidade, Prémios Lusófonos, Revista de Vinhos e com o prémio Design Português, promovido pela Secretaria Geral da Cultura.
Para mais informações
Rita Sousa
Tlm.: +351 932 903 228
E-mail: ritasousa@silver-lining.pt